Calor e risco de temporais no Brasil Central

Nos próximos dias as temperaturas entram em elevação e as chuvas continuam a ocorrer em boa parte do Brasil. Assim, chuvas de forte intensidade trazem potencial para transtornos no Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

Nos próximos dias as temperaturas se elevam e o risco de temporais se mantém para o Centro-Oeste e o Sudeste.

A Zona de Convergência continua atuando sobre o norte do Sudeste e o Centro-este. Apesar da diminuição da sua intensidade, ainda há possibilidades para chuva forte na parte da tarde dos próximos dias. A partir de sexta-feira (22), o sistema deixa de atuar devido à presença de uma frente fria no sul do Uruguai. As temperaturas entram em elevação e a sensação de calor aumenta.

Previsão do tempo

Nesta quarta-feira (20) o tempo segue instável no Brasil Central, bastante nebulosidade pela manhã e registro de chuva forte no sul do Pará e no norte do Mato Grosso. No entanto, no decorrer do período não há previsão para aumento das chuvas em nenhuma localidade. Já na parte da tarde, as instabilidades passam a se formar e a provocar pancadas de chuva de forte intensidade em todo o Centro-Oeste, Sudeste, boa parte da Região Norte e no oeste e sul do Nordeste. Na Região Sul também ocorre pancadas isoladas no nordeste do Rio Grande do Sul e em todas as regiões de Santa Catarina e do Paraná.

Na quinta-feira (21) sem grandes mudanças. Tempo instável e previsão de chuva fraca e isolada pela manhã em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e no Mato Grosso. No decorrer do dia as temperaturas se elevam e faz bastante calor em todo o Brasil, com destaque para o estado do Rio Grande do Sul, onde as máximas passam dos 35°C. Na parte da tarde, há previsão de pancadas de chuva em todo o Sudeste, boa parte do Centro-Oeste e parte da Região Sul, com tempo firme somente no oeste e sul do Mato Grosso do Sul, no oeste de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Risco de temporais para o Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, norte e leste de São Paulo.

Na sexta-feira (22) de tempo mais firme pela manhã em boa parte do Brasil, com previsão de chuvas somente para o Norte do país e no estado do Mato Grosso. Na parte da tarde, as chuvas ocorrem de forma isolada, com risco para temporais no oeste do Mato Grosso e no norte do Mato Grosso do Sul. Chuva de moderada intensidade atinge o sul de Goiás e o Triângulo Mineiro. As temperaturas se elevam mais e a sensação de calor aumenta principalmente na Região Sul, onde as máximas ficam próximas dos 40°C no centro-leste do Rio Grande do Sul.

Tendência para o fim de semana

No sábado uma frente fria se mantém sobre o Uruguai, provocando maior atuação dos ventos de norte e aumento das temperaturas no Centro-Sul. Na Região Sul, as máximas ficam próximas dos 40°C. No restante do país, as chuvas continuam a ocorrer de forma isolada, mas mesmo assim trazem risco para temporais. No domingo o destaque fica para a frente fria que chega no Rio Grande do Sul e provoca chuva e ventos fortes em todo o estado. O sistema atinge os demais estados da Região e a porção central do país no início da próxima semana.