Calor e intensos temporais retornam ao Sul do Brasil em breve; saiba quando

Esta semana será marcada por grandes contrastes meteorológicos no Sul. Ao longo dos próximos dias, o calor retorna à região e, já no próximo final de semana, tempestades fortes voltarão a atingir o RS, SC e também PR.

Fotografia de uma pessoa segurando um guarda-chuva durante uma tempestade, com a presença da luz do sol quente.
Ao longo dos próximos dias, o calor retorna à região Sul e, já no próximo final de semana, tempestades fortes voltarão a atingir o RS, SC e também PR.

Entre esta segunda-feira (15) e a terça-feira (16), uma frente fria tem causado pancadas de chuva fortes na região Sul a emitir alertas de chuva intensa e rajadas fortes de vento para praticamente todos os municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

A partir desta quarta-feira (17), no entanto, a frente deixa de atuar na região, e volta a predominar o tempo firme, seco, aberto e ensolarado em todos os três estados do Sul.

Até a sexta-feira (19), o tempo se mantém aberto, seco e com poucas nuvens na região sul. Embora uma massa de ar frio esteja atuando na região neste momento, a tendência é de que as temperaturas voltem a subir ao longo dos próximos dias.

Calor retorna à região sul essa semana

Nesta terça-feira (16), as temperaturas máximas na região Sul não chegam a 30°C em quase nenhum município - permanecendo por volta dos 25°C na maior parte dos três estados. Nesta quarta-feira (17), as mínimas podem chegar a valores baixos de até 6°C na serra gaúcha e catarinense - embora não haja previsão de geadas.

Previsão de temperaturas máximas na sexta-feira durante a tarde.
Previsão de temperaturas máximas na sexta-feira durante a tarde mostra que os termômetros chegarão a até 35°C no oeste do Rio Grande do Sul, e a mais de 30°C em outros municípios.

No entanto, gradualmente, as temperaturas voltam a subir ao longo desta semana. Na sexta-feira (19), as temperaturas mínimas já não estarão mais atingindo valores abaixo dos 10°C, permanecendo acima deste patamar em toda a região Sul.

Além disso, as máximas atingirão valores de 30°C ou mais em grande parte do Rio Grande do Sul e também diversos municípios de Santa Catarina e do Paraná. No extremo oeste gaúcho, as máximas podem chegar a até 35°C, como é possível observar na imagem acima.

Chuvas retornam à região Sul no final de semana

Após este aquecimento, pancadas de chuva começam a retornar à região sul ao longo do próximo final de semana. Já no sábado (20) durante a tarde, previsões indicam a formação de pancadas de chuva sobre todo o Paraná.

Previsão de nebulosidade e chuva no sábado durante a tarde.
Previsão de nebulosidade e chuva no sábado durante a tarde mostra que nuvens e chuvas voltarão a se formar ao longo de todo o território do Paraná, após um breve período seco e quente.

Ao longo do domingo (21), tempestades também vão se formar em praticamente todos os municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além do Paraná, marcando o retorno dos temporais para a região Sul após vários dias de tempo seco e quente.

Além das altas temperaturas, isso ocorre devido à presença de um cavado (região de baixa pressão) em baixos níveis, um anticiclone em altos níveis atmosféricos e também pela presença de um rio atmosférico que transporta umidade das regiões próximas ao equador em direção à região Sul, impulsionando a formação de chuvas na região.

A única exceção é o extremo sul do Rio Grande do Sul - ao redor de municípios como Rio Grande, Pelotas e Jaguarão - onde a probabilidade de chuvas ainda continua muito baixa ao longo do final de semana e o tempo firme predomina.

Previsão de densidade de raios no domingo (21) durante a tarde.
Previsão de densidade de raios no domingo (21) durante a tarde mostra que há possibilidade de tempestades se formarem em toda a região Sul ao longo do próximo final de semana.

Como estamos falando do último final de semana antes do Natal, quando muitas pessoas saem para fazer compras de última hora, é importante se programar e se preparar para não ser pego de surpresa pelo mau tempo - e, se possível, realizar suas compras antes do sábado, para evitar transtornos como alagamentos, enchentes e trânsito intenso