Calor e alerta de tempestades entre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste
A semana termina com chuvas isoladas, mas com potencial de tempestades entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As temperaturas elevadas contribuem para o maior risco de tempo severo.

O fim desta semana ainda será marcado pela sensação de calor e pelo potencial de pancadas de até forte intensidade, com risco de tempestades entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
️ As temperaturas continuam elevadas nos próximos dias em todo o Brasil! ️ A sensação mais amena vem pelas pancadas e tempestades a partir da tarde.
— Meteored | Tempo.com (@MeteoredBR) March 9, 2023
Destaque para a massa de ar quente na Argentina e Uruguai que avança para parte da Região Sul.
️ https://t.co/qcoBdYuFMS pic.twitter.com/X0HTvv5jNw
A probabilidade de tempo severo é maior para os estados do Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Paraná e de Santa Catarina. Confira os detalhes a seguir.
Alertas de chuvas intensas e de tempestades
Região Sul
Em virtude da presença de uma frente fria no oceano, próximo à costa do Rio Grande do Sul, há a formação de instabilidades já na manhã de quinta-feira (09) que levam potencial de chuvas de fraca a moderada intensidade no oeste de Santa Catarina e no oeste e sudoeste do Paraná. Por volta de meados do período, há possibilidade de chuvas mais intensas nessas áreas e no extremo norte do Rio Grande do Sul.
A partir do fim da manhã e no decorrer da tarde, a umidade e as altas temperaturas contribuem para o surgimento e espalhamento de nuvens de chuva, que podem se desenvolver muito e provocar chuvas intensas e tempestades no norte e leste do Rio Grande do Sul e em todas as regiões catarinense e paranaenses. Esse risco se mantém até o início da noite, com redução ao longo do período.

Na sexta-feira (10), a frente fria se encontra mais afastada e mais ao norte no oceano, o que também contribui para as regiões mais instáveis sobre a Região Sul a se deslocarem mais para norte. Assim, pela manhã, há previsão de chuvas de moderada intensidade e mais isoladas sobre o norte e leste do Paraná.
Por volta do fim da manhã, as instabilidades já estão mais desenvolvidas e atuando em mais áreas. Alerta de chuvas intensas e tempestades em todo o Paraná e no norte e leste de Santa Catarina. O potencial de tempo severo aumenta no decorrer da tarde em todas as regiões catarinenses e paranaenses. Essa condição se mantém até o início da noite e pode se estender para o norte do Rio Grande do Sul.
Região Sudeste
Na quinta-feira (09), manhã de tempo firme em praticamente toda a Região, com sol entre muitas nuvens somente no oeste de São Paulo e no extremo oeste da região do Triângulo Mineiro. Por volta do fim do período a nebulosidade começa a aumentar no território paulista e no sul de Minas Gerais.
A partir da tarde, as nuvens se desenvolvem e evoluem para instabilidades que levam potencial de chuvas intensas e tempestades para todo o estado de São Paulo, sul de Minas Gerais, oeste do Triângulo Mineiro, e extremo sul do Rio de Janeiro. No período da noite, as chuvas diminuem de intensidade.
Na sexta-feira (10), uma região de cavado contribui para o tempo mais instável e para o maior potencial de tempo severo. Pela manhã, previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade no nordeste e oeste de São Paulo e no extremo oeste do Triângulo Mineiro.

A partir do fim da manhã, o mesmo processo do dia anterior acontece com o desenvolvimento e espalhamento das instabilidades. Alerta de chuvas intensas e para o risco de tempestade severas no estado de São Paulo. Pancadas isoladas, que podem ocorrer como tempestades atingem o centro-sul de Minas Gerais, o Triângulo Mineiro e o Rio de Janeiro.
No período da noite, o risco de tempo severo e chuvas intensas diminui bastante, mas no nordeste e oeste de São Paulo, chuvas de moderada a forte intensidade ainda podem ocorrer.
Região Centro-Oeste
A presença da Alta da Bolívia, mais a de um cavado nos níveis mais elevados da atmosfera, contribui para o tempo mais instável sobre o Brasil Central. Na quinta-feira (09), pela manhã, chuvas de até forte intensidade ocorrem de forma mais isolada no centro-norte do Mato Grosso do Sul e entre os estados do Mato Grosso e de Goiás.
No decorrer do dia, os sistemas se deslocam mais para o sul e a umidade, com as altas temperaturas, contribuem para o desenvolvimento de instabilidades e para o risco de tempestades em todo o Mato Grosso do Sul, metade oeste e sul do Mato Grosso e no extremo sul de Goiás. No período da noite, as chuvas reduzem de intensidade, sem potencial para eventos intensos.
Na sexta-feira (10), as condições que proporcionam um tempo mais instável na Região se deslocam mais para o sul. Assim, pela manhã, há previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade sobre o norte e nordeste do Mato Grosso do Sul, sudeste do Mato Grosso e sul de Goiás.
A partir da tarde, mais risco de tempestades, mas agora com potencial elevado no centro-norte e leste do Mato Grosso do Sul, no sul e oeste do Mato Grosso. Na porção central e sul de Goiás, há a possibilidade de pancadas isoladas.