tempo.com

Brasil dividido: centro-norte com temporais e centro-sul com sol e calor

Nos próximos dias, as chuvas continuam no centro-norte do país, devido à formação da primeira ZCAS que já vem provocando chuvas intensas e temporais. Já em boa parte do centro-sul, o tempo segue firme e com temperaturas em elevação. Saiba mais detalhes da previsão.

calor e temporais
Brasil em contraste! Chuvas e temporais continuam concentradas no centro-norte, enquanto que no centro-sul o tempo seco e quente predomina.

A primeira ZCAS do período úmido já vem contribuindo para chuvas intensas e temporais em parte das regiões Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste, com relatos de ocorrência de granizo em algumas localidades de Minas Gerais.

Já no centro-sul, uma massa de ar seco e relativamente fria se estabeleceu no centro-sul, contribuindo para o tempo firme, ensolarado e com elevado contraste térmico: sensação de frio e amena na madrugada e início da manhã, com calor predominando no restante do dia.

Alerta de temporais e chuvas intensas

Apesar de a ZCAS perder intensidade, as chuvas intensas e os temporais ainda atingem as regiões Norte e Nordeste, e em parte do Centro-Oeste e do Sudeste, até pelo menos o fim da semana.

Na quinta-feira (17), no período da manhã, as chuvas ocorrem com até forte intensidade na porção leste e sul da Bahia, até ao sul da região de Salvador, o norte do Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais.

Apesar do enfraquecimento da ZCAS, ainda há possibilidade de chuvas intensas de temporais.

A partir do fim da manhã e o início da tarde, as instabilidades passam a se formar mais para o interior e deixam alerta de temporais no extremo norte de Minas Gerais, no sul e centro oeste da Bahia, no norte de Goiás, no Tocantins, no sul do Pará, no Amazonas e no Acre.

No período da noite, as chuvas mais intensas continuam no sul, centro e oeste da Bahia, no norte do Tocantins, passando a ocorrer no sul do Maranhão e do Piauí. Na porção central de Goiás, pancadas isoladas ainda podem acontecer.

Na sexta-feira (18), as chuvas continuam na porção sul do leste da Bahia, ocorrendo com fraca a moderada intensidade. Chuvas isoladas de até forte intensidade atingem o oeste baiano, o norte do Tocantins, o centro-sul do Maranhão e a porção norte do Pará, não atingindo a região de Belém.

No período da tarde, novamente instabilidades se formam e provocam chuvas isoladas e temporais pontuais no sul e centro-oeste da Bahia, no norte de Goiás, no Tocantins, no sul do Piauí, no centro-sul do Maranhão e pelo Pará e Amazonas. A novidade fica para a possibilidade de temporais também para o norte e porção central do Mato Grosso.

Temperaturas aumentam e o calor se espalha pelo centro-sul

Com o avanço de uma frente fria no início da semana, que contribui para a formação da ZCAS, uma massa de ar seco e frio passou a atuar em boa parte do centro-sul e porção central do país. O sistema favoreceu mais com o tempo ensolarado do que com a redução das temperaturas.

No entanto, com o seu deslocamento para o oceano, os ventos de leste e sudeste, mais frios, contribuem para uma sensação mais amena no leste do Sudeste e, posteriormente, na sexta-feira (18), no leste de Santa Catarina e do Paraná.

Já no interior da Região Sul e em todo o Rio Grande do Sul, além da porção central do Brasil, as temperaturas entram em elevação nos próximos dias e as máximas ficam em torno dos 30°C no Sul do país e passam facilmente deste patamar no Brasil Central. No Centro-Oeste, as temperaturas podem chegar aos 42°C, no noroeste do Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso.