Bahia sem trégua das chuvas e Salvador sob alerta de mais de 100 mm em 48 horas
A frente fria que alcançou a Região Nordeste do Brasil vem causando chuvas volumosas. Até o final da sexta-feira (21) os acumulados estão previstos ultrapassar 100 mm em várias cidades, incluindo Salvador (BA).
- Mais informações: Como será o tempo no feriadão prolongado; confira a previsão

Como alertado pela Meteored, a Região Nordeste do Brasil vem sendo impactada por uma frente fria. O sistema ingressou no Sul do país no último domingo (16), e cruzou quatro regiões do país ao longo dos últimos dias causando diversos transtornos.
As chuvas têm sido intensas na região desde ontem (19), e a cidade de Serrinha (BA) já acumulou 107,8 mm nas últimas 24h, segundo dados da estação meteorológica do CEMADEN. Várias outras cidades já ultrapassam os 80 mm, incluindo localidades na Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins.
Neste contexto, Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta de perigo para chuvas intensas válido para hoje e amanhã sobre a região:
- Chuvas muito intensas, (entre 30 e 60 mm em apenas uma hora, ou 50 a 100 mm no acumulado do dia)
- Rajadas de vento que podem chegar aos 100 km/h
Esse cenário eleva o risco de alagamentos, queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia, além de descargas elétricas. A faixa afetada abrange áreas do Centro-Sul da Bahia, Vale do São Francisco, Nordeste Baiano, Sudeste Piauiense, Sertão Pernambucano, Leste Sergipano, entre outras sub-regiões.

A Região Norte também está sob alerta de Perigo para chuva volumosa e inspira atenção. Porém, o modelo ECMWF, de confiança da Metoerd, aponta que o maior risco está sobre o Nordeste.
Alerta de chuvas extremas
O índice de previsão extrema (EFI) do modelo ECMWF é uma ferramenta para destacar o quão incomum é uma previsão diária em relação ao que normalmente o modelo prevê em determinada região. Ele ressalta situações de incomuns (entre 0,5 e 0,8) e extremas (entre 0,8 e 1).
O EFI para a precipitação está disparado sobre a Região Nordeste, como mostrado nas áreas em amarelo e laranja nos mapas abaixo. Isso indica que provavelmente um evento extremo de chuvas vai ocorrer.

Nesta época, a chuva diária normal a região nordeste do Brasil é de, no máximo, 50 mm - de acordo com a climatologia do modelo. Neste caso, os acumulados previstos até o final de sexta-feira (21) podem ultrapassar os 150 mm em algumas áreas e se aproximar de 100 mm em várias cidades.
Tempestades, chuvas volumosas e risco de transtornos
A frente fria já atua com tempestades na região Nordeste, como pode ser visto na imagem de satélite abaixo. As tempestades estão previstas se manter sobre esta área durante a tarde de hoje (20), e devem se intensificar sobretudo na faixa leste, entre principalmente entre Feira de Santana (BA) e o centro-sul de Sergipe.

As tempestades diminuem ao longo da madrugada e amanhecer de sexta-feira (21), mas devem voltar ocorrer - de forma menos intensa - ao longo da tarde. Apesar disso, as chuvas devem continuar intensas ao longo do dia sobre a região.

Até o final da sexta-feira (21), a área mais afetada deve ser a Bahia, e algumas cidades podem ter acumulados de chuva que ultrapassam os 150 mm. Diversas cidades na Bahia - incluindo a capital Salvador e a Região Metropolitana - e Piauí podem ter acumulados que se aproximam ou ultrapassam 100 mm.

A região já enfrenta acumulados expressivos nos últimos dias, e a chuva prevista para o fim da semana deve se somar a esse excesso, agravando a situação nas áreas mais vulneráveis. Além disso, a tendência indica que o tempo instável deve persistir, mantendo o risco elevado nos próximos dias.