Aumento das temperaturas, chuvas no NE e mudança no RS

Nos próximos dias as chuvas se mentem volumosas no leste da Bahia, principalmente na região metropolitana de Salvador. No Sul, volta a chover no Rio Grande do Sul e há risco de para transtornos.

Chuvas volta a ocorrer com intensidade no RS. Temperaturas ficam mais elevadas nos próximos dias e tempo instável se mantém no leste da BA.

Nessa quarta-feira (07), a presença de uma frente fria ao sul do Uruguai vem contribuindo para a atuação de ventos de norte e, consequentemente, para o aumento da temperatura em todo o Centro-Sul. Mesmo assim, a sensação a ligeira sensação de frio pela manha e no fim do dia se faz presente. A atuação de regiões de cavado na Região Sul, traz a possibilidade de pancadas isoladas e de curta duração na parte da tarde no norte do Rio Grande do Sul, porção central e norte de Santa Catarina, sul, centro, norte e leste do Paraná.

Do leste de Minas Gerais e estado do Espírito Santo até a região de Ilhéus na Bahia, os ventos de leste e a presença de outro cavado, contribuem para o tempo instável e chuvoso. Para as demais áreas do estado mineiro não há previsão de chuva, mas o dia se mantém nublado. Já para São Paulo e o Rio de Janeiro, o tempo fica firme e ensolarado, com temperaturas em elevação. A mesma condição se observa para o Centro-Oeste, porém, máximas ficam entre 30°C e 35°C no Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso.

Na quinta-feira (08), um sistema de baixa pressão na Argentina se desloca no decorrer da madrugada em direção ao Sul do Brasil e ao Uruguai. Assim, há previsão de chuva de moderada a forte intensidade já pela manhã na metade sul e noroeste do Rio Grande do Sul, com risco para temporais na Campanha e nas áreas mais ao sul do estado. A partir da tarde, há previsão de chuva para todo o estado, sendo mais isoladas no norte e mais intensas na metade sul, com risco para transtornos.

Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo firme e quente com sol entre nuvens no oeste desses estados. Por volta do fim da tarde há previsão de chuva fraca e de curta duração no leste do Paraná e no norte catarinense. No Sudeste, sem grandes mudanças. O tempo continua instável em Minas Gerais e no Espírito Santo, porém chove com fraca intensidade de manhã até o meio da tarde. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, dia ensolarado com temperaturas elevadas e possibilidade de no fim da tarde ocorrerem pancadas isoladas e de curta duração no leste paulista.

A sexta-feira e o fim de semana

Na sexta-feira (09), a baixa pressão se intensifica sobre o Uruguai e mantém o tempo nublado em boa parte do Rio Grande do Sul, sendo chuvoso no Oeste, Campanha e Sul. A partir do meio da tarde, uma frente fria começa a se formar e passa a chover em todo o território gaúcho, atingindo a região metropolitana de Porto Alegre na parte da noite. Há risco para chuvas volumosas e temporais. No restante do país, previsão de chuva somente para o leste do Nordeste, com destaque para a Bahia, onde são esperados os maiores acumulados.

No sábado (10) a frente fria avança pelo Sul, mas não provoca chuvas volumosas e, sim, pancadas mais isoladas. Nas demais Regiões do país, sem grandes mudanças. No domingo (11), o sistema chega ao Sudeste e deixa o tempo nublado e frio no leste paulista e no Rio de Janeiro. No Sul, faz frio ao longo do dia e o tempo firme predomina em boa parte da Região, com exceção para o leste de Santa Catarina e do Paraná, onde o dia fica nublado.