Atenção! Semana será de muito calor no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil! Temperaturas poderão atingir os 40°C!

As regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil terão uma semana de muito calor e temperaturas elevadas, devido à persistência de uma alta pressão. Além das altas temperaturas, a umidade deverá despencar em algumas áreas.

Previsão de muito calor no Brasil
As temperaturas deverão se elevar nesta semana, com potencial de atingir os 40ºC na tarde da quinta-feira (29).

O outono meteorológico pode estar chegando, mas o verão não está pronto para se despedir e promete marcar forte presença nos próximos dias sobre o Brasil! Enquanto a região Sul é afetada pelo retorno das chuvas com a formação de um novo sistema de baixa pressão, as regiões Sudeste e Centro-Oeste terão uma semana de tempo mais ensolarado e altas temperaturas!

Um padrão de alta pressão em médios e altos níveis da atmosfera será responsável por manter o tempo um pouco mais estável e permitir que as temperaturas se elevem bastante ao longo do dia nesta semana no Brasil central, também abrangendo a região Sudeste. Mas atenção, a presença dessa alta pressão não inibirá completamente a formação de convecção e chuvas, já que ainda estamos no período de verão e a combinação de muito calor com a disponibilidade de umidade na atmosfera podem dar origem a pancadas de chuva.

Previsão de anomalia de temperatura semanal entre os dias 26 e 04 de março. Fonte: ECMWF.

O modelo do ECMWF indica uma tendência até o próximo final de semana de que o estado do Mato Grosso do Sul, o oeste de São Paulo e de Minas Gerais serão as regiões com as temperaturas mais quentes em relação a climatologia do período. Desde o início desta semana as temperaturas já vem se elevando em grande parte dos estados do Centro-Oeste e Sudeste do país e a perspectiva é que continuem assim até a próxima semana.

Temperaturas máximas poderão superar os 40ºC nesta semana em algumas partes do Centro-Oeste e oeste do Sudeste! As demais áreas dessas regiões poderão atingir os 35ºC.

A previsão indica que quarta-feira (28) e quinta-feira (29) serão os dias mais quentes, onde são esperados temperaturas máximas próximas dos 40º ou até mesmo superando essa marca, como é o caso das cidades do Rio de Janeiro, Cuiabá, Araçatuba e Goiânia. Na tarde de quinta-feira, a divisa entre o estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul deverá registrar temperaturas cerca de 10ºC acima da média!

Mapas da previsão de temperatura (esquerda) e anomalia de temperatura (direita) para a tarde de quinta-feira (29).

Além das altas temperaturas durante o dia, as noites também não terão trégua das temperaturas mais quentes que o normal. Tanto o Sudeste quanto a porção central do país registrarão temperaturas mínimas que poderão ficar até 8ºC acima da média para esse período do ano, como é o caso das cidades de São Simão, Chapadão do Sul e Paranaíba.

Atenção para os baixos valores de umidade relativa!

Enquanto as temperaturas aumentam no Centro-Oeste e Sudeste, a umidade relativa seguirá uma tendência contrária, caindo drasticamente ao longo da semana e durante o dia poderá atingir níveis baixíssimos, ficando próximo de 20% por mais de 2 dias seguidos, principalmente no estados do Centro-Oeste e oeste de São Paulo, durante o horário mais quente do dia, que será a tarde.

Mapa da previsão de umidade relativa para a tarde de quinta-feira (29).

Por isso, a população nessa região deverá ficar atenta para os riscos na saúde, sendo necessário se hidratar bem e evitar fazer exercícios nos horários mais quentes do dia. Já no restante da região Sudeste, a umidade deverá ficar um pouco mais alta, principalmente na porção leste, e por isso há um maior potencial de chuvas isoladas durante as tardes nesta região.

Quando teremos trégua do calor?

Este calor intenso nas regiões Sudeste e Centro-Oeste deverá persistir por vários dias, se estendendo pelo menos até o próximo domingo. Porém, durante o final de semana, o modelo indica um pequeno alívio nas temperaturas na porção leste do Sudeste, ficando mais restrito ao litoral de São Paulo e no estado do Rio de Janeiro. Esta pequena trégua acontecerá por conta da circulação dos ventos vindo do oceano devido a uma baixa pressão sobre o Atlântico Sul.