Até o fim desta semana há alertas de tempo severo no Sul e no Sudeste

Nos próximos dias ainda há previsão de chuva em parte do centro-sul do país, com alertas de temporais para parte das regiões Sul e Sudeste. Confira os alertas e mais detalhes da previsão até o fim desta semana.

alertas de tempo severo
Tempo instável se mantém nos próximos dias e há alertas de tempo severo na Região Sul e nos estado de São Paulo e de Minas Gerais.

Mesmo com o afastamento de uma frente fria que contribuiu para chuvas volumosas na Região Sul e pancadas isoladas no estado de São Paulo, metade sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, a umidade e a formação de instabilidades ao longo das tardes se manteve.

No entanto, nos próximos dias uma região de cavado volta a organizar melhor as instabilidade e proporcionar chuvas mais abrangentes e também com potencial para temporais, proporcionando alertas de tempo severo nos três estados da Região Sul e nos estados de São Paulo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

Previsão e alertas para a Região Sul

Na quarta-feira (06) pela manhã o tempo fica nublado no leste e norte do Rio Grande do Sul, em todo o estado de Santa Catarina, norte e centro-leste do Paraná, com previsão de chuva de fraca nos extremos norte gaúcho e oeste paranaense e catarinense.

Os maiores acumulados podem passar dos 100 mm no oeste da Região Sul no período de 48 horas a partir desta quinta-feira.

Entre o meio da tarde e o início da noite, pancadas isoladas e alerta de temporais para o meio-oeste e norte de Santa Catarina, sul e oeste do Paraná. No norte do Rio Grande do Sul, pancadas isoladas sem risco para eventos intensos e na faixa leste que vai desde o litoral norte gaúcho até o Paraná, previsão de chuvisco.

Na quinta-feira (07), pela manhã o tempo fica nublado em praticamente toda a Região, com tempo firme somente no oeste, noroeste e norte do Paraná. Há alerta de temporais no oeste, noroeste e norte do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina.

tempo severo no Paraná Santa Catarina Rio Grande do Sul
Chuvas intensas ocorrem mais no período da tarde de quinta-feira e se espalham pelo oeste da Região Sul.

No período da tarde, as instabilidades ganham força e se deslocam um pouco para leste, assim, há alerta de chuvas volumosas e temporais no oeste, noroeste, centro e norte do Rio Grande do Sul, meio-oeste de Santa Catarina, sul, oeste e sudoeste do Paraná. Mais para o fim do dia e noite os alertas passam a valer para boa parte de Santa Catarina e do Paraná, com exceção da porção leste, onde chove fraco, bem como na metade norte gaúcha.

A sexta-feira (08) é mais um dia instável. Pela manhã já há alertas de chuva intensa em todo o norte gaúcho e todo o território catarinense, com chuva fraca ocorrendo na porção sul paranaense.

alerta tempo severo no Paraná e em Santa Catarina
Temporais ainda deixam alerta na sexta-feira no oeste dos estado do Paraná e de Santa Catarina.

No período da tarde, as chuvas continuam intensas em Santa Catarina e passa a chover, com risco para intensos temporais, no nordeste gaúcho e em todas as regiões paranaenses, sendo no início do período no oeste e centro-sul do estado e até o fim do dia em toda a porção norte.

Previsão e alertas para a Região Sudeste

Uma quarta-feira (06) com predomínio de tempo firme e ensolarado em boa parte da Região, com tempo mais fechado no sul e leste de São Paulo e no Espírito Santo. Mesmo assim, há previsão de chuva na forma de pancadas isoladas entre o meio e o fim da tarde, com baixa probabilidade de transtornos, no leste e norte paulista, no Rio de Janeiro e na metade sul de Minas Gerais, incluindo a região de Belo Horizonte e do Triângulo Mineiro.

Por se tratar de um padrão isolado, os acumulados previstos pelo modelo estão subestimados e não passam dos 15 mm.

Na quinta-feira (07), um padrão muito semelhante com tempo nublado em toda a faixa leste da Região desde o sul paulista até o norte capixaba, passando pelo Sul de Minas Gerais e nordeste de São Paulo.

No período da tarde, a partir de meados do período, há previsão de chuvas isoladas sem grande potencial para eventos extremos ou volumes significativos no norte paulista, na metade sul de Minas Gerais, na região serrana do Rio de Janeiro e no norte do Espírito Santo.

Já na sexta-feira (08), há alerta de tempo severo em parte do Sudeste. Pela manhã, as condições de tempo são praticamente estáveis, com nebulosidade e baixíssima probabilidade de chuva na faixa leste da Região.

alerta de tempo severo São Paulo Minas Gerais
A sexta-feira no período da tarde é o momento quando as instabilidades levam risco de temporais para o estado de São Paulo e de Minas Gerais.

A partir do meio da tarde, instabilidades que atuam no Sul avançam em direção a São Paulo deixando em alerta para temporais até o início da noite todo o território paulista, com potencial de chuvas mais volumosas no sul e centro-leste do estado. No período da noite, os temporais atingem a porção sul do Triângulo Mineiro, a região de Belo Horizonte e proximidades, e o sul de Minas Gerais. No Rio de Janeiro, apenas previsão de pancadas isoladas no sul e porção serrana do estado.