Até esta sexta-feira (11) chuvas intensas podem acumular 100 mm no Brasil e atingir 9 capitais; veja as áreas em alerta

Nos próximos dias há previsão de chuvas intensas sobre o Brasil. Em áreas pontuais a precipitação acumulada até sexta-feira (11) pode chegar aos 100 mm e podem atingir as capitais.
- Veja também: Frio intenso perde força e há previsão do retorno do calor no centro-sul do Brasil; saiba quando
Temos visto nos últimos dias diversos alertas para baixa umidade do ar e de frio intenso para a Região Sul e Sudeste do Brasil. E nesta semana temos alertas de chuvas intensas e grandes acumulados de precipitação para a Região Norte e Nordeste do país.
As chuvas na Região Norte tem como justificativa a termodinâmica da região, ou seja, o calor e a umidade que é proveniente da floresta e também pelo transporte vindo do oceano Atlântico Equatorial e favorece a formação de nuvens de chuva que ocorrem, principalmente, no período da tarde.
Sobre o litoral nordestino também temos a presença de umidade que é transportada do Atlântico e que, nos últimos dias, foi intensificada pela presença de uma frente fria sobre a costa nordestina.Confira a previsão do tempo com mais informações para esta semana.
Chuvas intensas são previstas para o Norte do Brasil
A semana será marcada por pancadas de chuva nos estados da Região Norte como Amazonas, Amapá, Roraima e Pará. E já na tarde desta terça-feira (8), a capital Belém/PA tem previsão de chuvas intensas e potencial para a ocorrência de temporais que vêm acompanhados de descargas elétricas e ventos que podem chegar aos 60 km/h.

Entre quarta (9) e sexta-feira (11), os dias terão as mesmas características com chuvas isoladas durante as manhãs e intensidades que variam entre moderada e forte. As áreas mais afetadas ficam por conta do norte do Amazonas, sul de Roraima e centro do Pará.
No decorrer da tarde as chuvas ganham intensidade e se espalham pelos estados. As pancadas de chuva também são previstas para as capitais como Manaus/AM, Boa Vista/RR, Macapá/AP e Belém/PA com potencial baixo para alagamentos e alguns outros transtornos.

Em alguns pontos do extremo norte do Amazonas e na região central de Roraima os acumulados de precipitação serão superiores a 100 mm. Nas capitais a quantidade acumulada até sexta-feira (11) serão mais baixos em Macapá/AP, por exemplo, previsão de 47 mm e de 32 mm em Belém/PA.
Sem trégua: chuvas continuam sobre as capitais nordestinas
Um pouco mais para leste, chuvas com menor intensidade são previstas para São Luís/MA, Maceió/AL e Aracaju/SE, mas que de pouco a pouco acabam deixando os acumulados bastante elevados. Nos próximos dias, a previsão indica que as chuvas intensas têm maiores chances de ocorrer sobre o litoral entre Aracaju/SE e Natal/RN.

As possibilidades de chuvas fortes são maiores na tarde desta quarta-feira (9), com perigo potencial para as capitais Natal/RN, João Pessoa/PB e Recife/PE. A partir de quinta-feira (10) as chuvas diminuem a intensidade, mas ainda ocorrem em outras áreas do leste do Nordeste como Mossoró/RS, Campina Grande/PB e Caruaru/PE.
Os acumulados de precipitação podem ultrapassar os 100 mm na costa do Rio Grande do Norte. Próximo a capital Natal/RN, a previsão é de que a quantidade chegue aos 120 mm entre hoje (8) e sexta-feira (11). Em João Pessoa/PB acumulados de 65 mm e de 57 mm em Recife/PE. Um pouco mais longe, em Salvador/BA pequenos acumulados de 4 mm até sexta-feira (11).

Algumas instruções recomendada para caso de chuvas intensas e temporais é de que sejam observadas alterações nas encostas, evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada e se proteger em local seguro, longe de árvores, postes e locais abertos.