Ar frio atípico traz temperaturas abaixo de 10°C nesta semana; saiba o que esperar
A partir de terça-feira (18), a incursão de ar frio derruba as temperaturas mínimas, e as Serras Gaúcha e Catarinense podem registrar temperaturas mínimas de 7°C.

A frente fria que ingressou no Sul do Brasil ontem (16) vem provocando tempestades severas com rajadas de ventos intensas. Em Porto Alegre (RS) o aeroporto foi fechado, e a Defesa Civil registrou rajadas de quase 100 km/h. O trânsito foi bloqueado, parcial ou totalmente, em dezenas de pontos na cidade devido à queda de galhos, árvores e estruturas. Até o momento, milhares de pessoas continuam sem energia elétrica.
CHUVA EM PORTO ALEGRE ️ A tarde deste domingo foi marcada por uma forte tempestade. Em poucos minutos, nuvens carregadas cobriram o céu da Capital. Por volta das 17h30min, a Defesa Civil relatou que as rajadas de vento chegaram a atingir os 97,8 km/h na Zona Sul.
GZH (@gzhdigital) November 16, 2025
Gabriel pic.twitter.com/PLMCMu6sSd
Agora, a massa de ar frio que chega após a passagem da frente fria irá trazer temperaturas mínimas típicas de inverno em algumas áreas. Nas regiões serranas do Sul e Sudeste, as mínimas serão inferiores a 10°C. Confira os detalhes.
Temperaturas de inverno tomam conta do Sul e Sudeste
A partir de terça-feira (18), temperaturas abaixo de 10°C podem ser registradas na Serra Catarinense e na região da Campanha, no Rio Grande do Sul, com previsão de mínimas entre 8°C e 9°C. As mínimas ficarão entre 8°C e 15°C no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná (exceto a região norte do estado). No Mato Grosso do Sul, as mínimas previstas entre 15°C e 17°C representam até 7°C abaixo da média.
Entre quarta (19) e quinta-feira (20), o frio intensifica nas Serras do Sul enquanto avança em direção ao Sudeste e ao centro do país. Previsão de temperatura mínima da ordem de 7°C na região entre São Joaquim/SC e Urubici/SC e 10°C na Serra Catarinense e centro-sul do Paraná.
A mínima será de 15°C São Paulo capital na quinta-feira (20), enquanto na Serra da Mantiqueira (entre Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro) pode fazer apenas 5°C nas áreas inabitadas e mais elevadas.

Entre o Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e sul de Minas Gerais, as mínimas serão entre 14°C e 17°C, representando 4°C a 8°C abaixo da média para esta época.
A partir da quarta-feira (19), a amplitude térmica será grande, com manhãs geladas e tardes quentes na maior parte do centro-sul do Brasil, com temperaturas mais amenas (em torno de 23°C) na faixa leste do Sul e Sudeste. Nas demais áreas, sensação de calor, com temperaturas ultrapassando os 30°C em uma área ampla.
O que esperar para as capitais?
As menores temperaturas serão registradas no Sul e Sudeste do Brasil. Confira agora como a temperatura irá variar ao longo da semana nas capitais.
Porto Alegre (RS)
- Terça-feira: 16°C a 26°C
- Quarta-feira: 18°C a 25°C
- Quinta-feira: 15°C a 30°C
- Sexta-feira: 21°C a 32°C
Florianópolis (SC)
- Terça-feira: 18°C a 19°C
- Quarta-feira: 15°C a 23°C
- Quinta-feira: 18°C a 23°C
- Sexta-feira: 18°C a 24°C
Curitiba (PR)
- Terça-feira: 15°C a 21°C
- Quarta-feira: 12°C a 24°C
- Quinta-feira: 12°C a 24°C
- Sexta-feira: 12°C a 27°C
São Paulo (SP)
- Terça-feira: 21°C a 25°C
- Quarta-feira: 15°C a 26°C
- Quinta-feira: 15°C a 24°C
- Sexta-feira: 14°C a 31°C
Belo Horizonte (MG)
- Terça-feira: 20°C a 28°C
- Quarta-feira: 19°C a 26°C
- Quinta-feira: 16°C a 26°C
- Sexta-feira: 16°C a 26°C
Rio de Janeiro (RJ)
- Terça-feira: 23°C a 31°C
- Quarta-feira: 21°C a 23°C
- Quinta-feira: 20°C a 23°C
- Sexta-feira: 19°C a 24°C
Vitória (ES)
- Terça-feira: 24°C a 27°C
- Quarta-feira: 25°C a 26°C
- Quinta-feira: 21°C a 26°C
- Sexta-feira: 22°C a 25°C
A seguir, veja o que esperar da frente fria no Centro-Oeste e Nordeste.
Centro-Oeste e Nordeste também serão impactados
Apesar de as menores temperaturas absolutas ocorrerem no Sul e no Sudeste, é no Centro-Oeste que devem aparecer as maiores anomalias de temperatura, ou seja, os maiores desvios em relação à média climatológica. Os valores previstos serão até 8°C abaixo da média.

Em outras palavras, é muito mais incomum registrar 15°C no Centro-Oeste nesta época do ano do que observar o mesmo valor no Sul ou no Sudeste.
A frente fria irá alcançar o Nordeste entre quarta (19) e quinta-feira (20), e há alerta para acumulados de chuva em torno de 100 mm na Bahia até o fim da semana, com risco de transtornos na Região Metropolitana de Salvador. Esta região já vem enfrentando transtornos devido às chuvas acima da média na primeira quinzena de novembro.

Pontualmente, a chuva pode se aproximar dos 80 mm em áreas do Tocantins e Piauí. Continue acompanhando as atualizações da previsão do tempo.