Baixa pressão aumenta o risco de chuva forte que atinge o PR, SC, SP, RJ e MG nesta terça, 18; veja os alertas
A frente fria vai ganhar reforço de uma baixa pressão na terça-feira, 18 de novembro, que vai aumentar a intensidade das chuvas na Região Sudeste. Alerta de chuvas intensas e de tempestades para SC, PR, SP, RJ e MG.

Após a chegada da frente fria na Região Sudeste nesta segunda-feira (17), um sistema de baixa pressão potencializa os efeitos do sistema frontal sobre os estados de Santa Catarina, do Paraná, São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, mantendo o risco de chuvas intensas e de tempestades.
Mapas e detalhes da previsão do tempo
Após uma segunda-feira (17) de muita chuva e tempestades em razão da atuação de uma frente fria, uma baixa pressão se forma no período da noite sobre o Sul do Brasil e potencializa as chuvas ao longo do período e da madrugada da terça-feira (18).
Há elevado potencial de chuvas intensas para o centro-leste de Santa Catarina e para o nordeste e leste do Paraná, que podem resultar em alagamentos e inundações. Essa condição se mantém no período da manhã.

No Sudeste, as chuvas diminuem e param de ocorrer na madrugada. No período da manhã, há previsão de pancadas de chuvas para a porção central, noroeste e sul de São Paulo.
A atenção fica para o período entre o fim da manhã e o início da tarde, quando há risco de chuvas intensas e de tempestades para o sul, centro, leste e norte de São Paulo, com maior risco para a região da capital paulista e proximidades. Neste momento, as chuvas em Santa Catarina e no Paraná diminuem bastante.

Entre o meio e o fim da tarde, as instabilidades se concentram entre os estados de São Paulo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro e há elevado potencial de transtornos no leste e norte paulistas, no sul mineiro e nas regiões da Zona da Mata e do Triângulo Mineiro, e no território fluminense, principalmente na região Serrana.
No sul e leste do Paraná e no sul, centro e norte de Santa Catarina, as chuvas acontecem com fraca a moderada intensidade.

No período da noite, o potencial de chuvas intensas e de tempestades continuam no Sudeste, mas com outra distribuição. Alerta para a região do litoral norte de São Paulo e região do Vale do Paraíba, o Rio de Janeiro, o centro-sul de Minas Gerais e a região da Zona da Mata.
Ao longo da madrugada da quarta-feira (19), as chuvas diminuem muito e cessam em praticamente todo o Sudeste. Alerta somente para o estado do Espírito Santo.