Chuvas intensas e tempestades retornam ao Sudeste e Centro-Oeste na próxima semana; confira estados que serão atingidos

Ao longo dos próximos dias, pancadas de chuva voltarão a se formar em estados do Sudeste e do Centro-Oeste do país, mas nem todos os municípios serão atingidos.

Previsão de umidade relativa mínima nesta sexta-feira.
Previsão de umidade relativa mínima nesta sexta-feira mostra valores entre 20% e 30% em grande parte da porção central do Brasil, sinalizando o predomínio de tempo firme e seco.

Num geral, o tempo tem se mantido bastante firme e seco em toda a região Sudeste e Centro-Oeste. Predomina uma massa de ar seco, que associada a uma alta pressão atmosférica e à baixa umidade do ar, têm ajudado a manter o céu aberto e fazer as temperaturas voltarem a subir em toda a região central do Brasil.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) está com alertas vigentes de baixa umidade para boa parte do país, inclusive o interior da região Sudeste. A umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%, o que impulsiona o risco de incêndios florestais e pode ocasionar problemas de saúde.

Uma região de baixa pressão pode formar chuvas em São Paulo ao longo deste próximo sábado (21) e do domingo (22), atingindo o litoral sul paulista e a região metropolitana da capital, além dos arredores de Assis, Itapetininga e Bauru. Ainda assim, a chuva será fraca, os acumulados não serão altos, chegando no máximo a 30 mm de chuva.

Previsão de nebulosidade e chuva no sábado durante a tarde.
Previsão de nebulosidade e chuva no sábado durante a tarde mostra chuvas fracas a moderadas se formando em parte do estado de São Paulo, embora não traga acumulados altos.

A tendência, no entanto, é que a formação de uma frente fria volte a trazer chuvas fortes para a região na semana que vem. A partir da segunda-feira (23), o sistema vai avançar a partir da região sul, causando chuvas mais intensas em todo o estado de São Paulo.

Chuvas retornam ao sudeste na próxima semana

Na segunda-feira (23), a chuva vem na forma de tempestades com raios que podem causar transtornos localizados, com acumulados de cerca de 50 mm, o que indica a ocorrência de pancadas moderadas, mas não tão fortes quanto as registradas no período de verão.

Previsão de probabilidade de chuva na segunda-feira durante a tarde.
Previsão de probabilidade de chuva na segunda-feira durante a tarde mostra a frente cruzando o estado de São Paulo, potencialmente causando pancadas com raios em todo o estado.

Entre o final da segunda-feira (23) e a terça-feira (24), as pancadas de chuva também atingem Minas Gerais, em especial o Alto Paranaíba e o Sul Mineiro, e chuvas fracas se formam em parte do Rio de Janeiro (especialmente o sul fluminense e a capital), embora com acumulados bem menos expressivos que os registrados em São Paulo.

O sistema também causará pancadas de chuva significativas na região Centro-Oeste ao longo da segunda-feira (23), atingindo todo o Mato Grosso do Sul, sul e centro de Goiás, e boa parte do Mato Grosso - exceto o nordeste do estado.

Previsão de acumulados totais de chuva até o final da quarta-feira.
Previsão de acumulados totais de chuva até o final da quarta-feira ilustra quais regiões serão mais afetadas pelas pancadas de chuva no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil.

Ao longo da terça-feira (24), a tendência é de que o sistema se dissipe gradualmente e o tempo volte a ficar firme em grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil.

Na quarta-feira (25), chuvas fracas permanecem apenas no extremo leste, atingindo parte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e regiões como o Vale do Rio Doce e o Vale do Mucuri em Minas Gerais, sem acumulados muito significativos.

Após a dissipação do sistema, o tempo no final da semana que vem volta a ficar predominantemente seco em grande parte do país. Para não ser pego de surpresa pela mudança no tempo, não deixe de conferir as previsões de chuva específicas para o seu município que estão disponíveis aqui no portal da Meteored | Tempo.com.