Alerta de ar polar intenso na próxima semana: chance de neve e risco de geada abrangente e forte no centro-sul do Brasil

A próxima semana será marcada pela chegada de uma intensa massa de ar polar sobre o Brasil. O ar frio vai provocar geadas generalizadas e aumentar as chances de chuvas invernais.

    Fotógrafo registra moradora andando em meio a neve em Urupema/SC. Fonte: Adobe Stock.
    Fotógrafo registra moradora andando em meio a neve em Urupema/SC. Fonte: Adobe Stock.

    Uma nova massa de ar polar vai avançar pelo Brasil no início da próxima semana. O ar frio vai derrubar as temperaturas. De acordo com o modelo de confiança da Meteored | Tempo.com as temperaturas mínimas vão ficar abaixo de 0°C no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

    A última semana do mês de junho vai começar gelada em boa parte do Brasil. A forte massa de ar polar vai avançar sobre o país e derrubar as temperaturas a partir desta segunda-feira (23). Há chances para ocorrência de neve e alto risco de geada generalizada sobre os estados da Região Sul do Brasil.

    O ar frio começa a se deslocar sobre o Brasil já nas primeiras horas da segunda-feira (23). As primeiras áreas a ser atingidas encontram-se próximas ao Uruguai, cidade como Uruguaiana/RS, Santana do Livramento/RS e Bagé/RS vão registrar queda de até 10°C nas temperaturas em algumas horas.

    Confira agora a previsão do tempo com mais informações do início da próxima semana para o centro-sul do Brasil.

    Riscos de geadas generalizadas

    Com o deslocamento da massa de ar polar sobre o centro-sul do país, as temperaturas vão cair ao longo desta segunda-feira (23). O primeiro estado a ser atingido será o Rio Grande do Sul que logo pela manhã, a porção central e sul do estado terá mínimas próximas a 5°C e máximas que não superam 15°C.

    Na noite de segunda-feira (23) e início da terça-feira (24), o ar frio terá avançado por todo o estado gaúcho e alcançará os estados de Santa Catarina, Paraná, além de territórios do Sudeste como São Paulo e do Centro-Oeste no Mato Grosso do Sul. A queda nas temperaturas indica a chegada da massa de ar polar na região.

    Intensa massa de ar polar avança pelo Brasil e provoca queda nas temperaturas na próxima semana.
    Intensa massa de ar polar avança pelo Brasil e provoca queda nas temperaturas na próxima semana.

    Nos Estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, a porção sul dos estados têm chances de registrar geadas no amanhecer desta terça-feira (24). Algumas cidades importantes do interior estão nesta lista, caso de Naviraí/MS (3°C), Dourados/MS (4°C) e Itararé/SP (3°C). Nas demais áreas dos estados temperaturas um pouco mais altas, variando entre 6°C e 10°C.

    No Paraná, as geadas serão generalizadas, as temperaturas negativas ficam por conta de cidades localizadas com maiores altitudes. Em Guarapuava/PR e Pinhão/PR, mínima prevista de -1°C, no município de Palmas/PR um pouco mais frio, previsão de -3°C.

    O frio atinge também cidades mais ao norte como Castro/PR (0°C), nem mesmo a capital Curitiba/PR escapa, previsão de 0°C na manhã de terça-feira (24). No restante do estado as mínimas ficam próximas de 2°C, propício à formação de geadas um pouco mais intensas.

    Temperatura mínima prevista para o Brasil na manhã de terça-feira (24).
    Temperatura mínima prevista para o Brasil na manhã de terça-feira (24), mostra temperaturas negativas sobre o RS, PR e SC.

    Temperaturas negativas também em Santa Catarina e vão ocorrer em dois pontos diferentes, o primeiro próximo a divisa com o Paraná, entre as cidades de Ponte Serrada/SC e Matos Costa/SC, as temperaturas variam entre -1°C e -2°C. E na típica serra catarinense, em São Joaquim/SC e Urupema/SC mínimas de -3°C. Em todo o oeste catarinense o risco de geadas é altíssimo e ocorrem de forma generalizada, o amanhecer será de temperaturas entre 0°C e 1°C.

    O frio tomará conta do Rio Grande do Sul praticamente todo o estado gaúcho, com exceção do litoral, tem alto risco de geadas nesta terça-feira (24). As temperaturas mínimas, desde o oeste ao noroeste gaúcho, ficam abaixo de 2°C. Próximo a divisa com Santa Catarina, temperaturas negativas, caso de Vacaria/RS com -1°C e Faxinal Preto/RS com previsão de -2°C.

    Chances de neve na próxima terça-feira

    Apesar da possibilidade ser baixa, ela existe e pode ocorrer em áreas pontuais da Região Sul do Brasil. Como registrado há algumas semanas, a neve pode voltar a ocorrer em locais de alta altitude, regiões que naturalmente possuem temperaturas mais baixas em comparação com outras localidades.

    Mapa de previsão de precipitação, pressão a nível médio do mar, ventos e isoterma de 0°C para a tarde de segunda-feira (23)
    Mapa de previsão de precipitação, pressão a nível médio do mar, ventos e isoterma de 0°C para a tarde de segunda-feira (23)

    Com essas informações e com a previsão das temperaturas negativas em diversos pontos da Região Sul, os locais que possuem maiores chances de registrar chuva invernal ficam nas áreas de serra. A cidades de São Joaquim/SC, Urupema/SC e Bom Jardim da Serra/SC, têm chances de registrar este evento, a partir da tarde de segunda-feira (23).