Alertas de temporais para o Centro-Sul e de calor intenso em MG e ES

Nos próximos dias o tempo fica instável em boa parte do Centro-Sul e há alertas de tempo severo para boa parte do Centro-Oeste e para os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. O calor ainda será destaque em Minas Gerais e no Espírito Santo.

Nos próximos dias os temporais se tornam frequentes e há alertas para os estado de São Paulo e do Rio de Janeiro.

A semana começou com muita chuva no na Região Sul e temperaturas elevadas no Brasil Central, com recordes de máximas para as capitais do Sudeste e temperaturas próximas aos 40°C em várias localidades da Região. Essa condição favoreceu a ocorrência de chuvas intensas na tarde de ontem (05) no estado paulista. Na região de Piracicaba, foram registrados os maiores volumes, com 97 mm no município Rio das Pedras e 76mm em Mombuca, segundo o CEMADEN. Entre o fim da tarde e a noite, pancadas também ocorreram na capital paulista, acumulando volumes entre 30 e 40mm.

Nos próximos dias, as condições serão bastante semelhantes e o alerta de temporais trazem riscos por transtornos por ventos intenso, alagamentos e inundações para os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, e para as regiões do norte do Paraná e metade sul de Minas Gerais.

Destaques e alertas de tempo severo

Nesta quarta-feira (06), a presença de um sistema frontal no oceano, na altura do estado de São Paulo e do sul do Rio de Janeiro, contribui para o tempo instável em boa parte do Brasil Central. Contudo, os destaques ficam para os alertas de risco de temporais entre o fim da tarde e a noite no Mato Grosso do Sul, no Mato Grosso, sul de Goiás, Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais, norte e noroeste do Paraná, oeste e norte de São Paulo e região serrana do Rio de Janeiro. No estado do Espírito Santo e no norte mineiro e goiano, as altas temperaturas ainda se mantêm, com riscos para a saúde e probabilidade de recordes.

Na quinta-feira (07), mesmo com o afastamento da frente fria a atmosfera se mantém instável devido às condições em níveis mais elevados. Previsão de chuvas moderadas pela manhã no Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul do Paraná, oeste de Santa Catarina e na metade norte do Rio Grande do Sul. Na parte da tarde, as chuvas ganham intensidade e se espalham para demais regiões, deixando em alerta para temporais e chuvas volumosas, principalmente, entre o fim da tarde e a noite nos estados do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, de São Paulo e do Rio de Janeiro. No sul de Goiás, no Triângulo Mineiro e no sul de Minas Gerais, também há riscos para forte temporais.

Na sexta-feira (08), os alertas se mantêm para a partir do meio da tarde, com maior probabilidade entre o fim da tarde e a noite. Risco de temporais e chuvas volumosas em todo o estado de São Paulo, no Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro, centro-sul de Minas Gerais, norte do Paraná, sul de Goiás e nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. No norte mineiro e no Espírito Santo, as condições se agravam devido à falta de chuvas e às altas temperaturas. O alívio do calorão ocorre somente a partir de meados da próxima semana.