Alerta vermelho para o fim de semana: SP e RJ podem receber o dobro da chuva de abril em apenas 48 horas

INMET emite alerta vermelho para áreas dos estados de SP e RJ. As chuvas deste final de semana podem ultrapassar e muito o que era esperado para todo o mês de abril.

    Rodovia destruída após tempestade em Angra dos Reis, Rio de Janeiro.
    Rodovia destruída após tempestade em Angra dos Reis, Rio de Janeiro.

    As chuvas deste final de semana podem provocar sérios prejuízos às cidades do leste do estado de São Paulo e do Rio de Janeiro. Isso porque o volume de chuva esperado para este final de semana supera, e muito, o que era previsto para todo o mês de abril.

    O Litoral Norte de São Paulo e Região Serrana do Rio de Janeiro podem registrar o dobro de chuva esperada para o mês de abril em 48 horas. O acumulado mensal previsto era de volumes entre 80 e 130 mm. No entanto, com a chegada da frente fria, os modelos preveem que a quantidade pode ultrapassar os 200 mm.

    De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) 107 municípios se encontram sob o alerta vermelho emitido pela entidade. Dentre eles estão grandes cidades interioranas de Volta Redonda/RJ, Barra Mansa/RJ, Santos/SP, São José dos Campos/SP e Guaratinguetá/SP totalizando cerca de 1.6 milhão de habitantes.

    INMET emite alertas amarelo, laranja e vermelho para chuvas intensas nos estados brasileiros.
    INMET emite alertas amarelo, laranja e vermelho para chuvas intensas e grande acumulados para diversos estados brasileiros.

    Seguindo por este caminho é de grande importância que a população siga à risca as recomendações fornecidas pelos órgãos competentes para estes casos como a Defesa Civil.

    A seguir trazemos maiores informações sobre a previsão do tempo para este final de semana nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

    SP e RJ sob alerta vermelho de grandes acumulados de precipitação

    O sábado (05) terá registros de chuvas já durante a madrugada no litoral de São Paulo, em cidades da região metropolitana da capital paulista e em praticamente todo o litoral fluminense. A intensidade vai variar entre pancadas leves e moderadas. As chuvas devem se estender deste de Itanhaém/SP até o Rio de Janeiro/RJ. As pancadas mais intensas devem ocorrer na divisa entre os dois estados.

    Ainda durante a manhã, as chuvas vão dar uma pequena trégua no litoral paulista, mas o tempo continua muito fechado. Por outro lado, as fortes chuvas vão continuar caindo sobre o litoral sul do Rio de Janeiro, desde a madrugada os volumes vão ser maiores em cidades como Angra dos Reis/RJ, Mangaratiba/RJ e Petrópolis/RJ.

    Mapa de precipitação prevista para a tarde de sábado (05).
    Mapa de precipitação prevista para a tarde de sábado (05).

    Durante a tarde as chuvas diminuem ainda mais sobre o estado de São Paulo, contudo pode registrar pancadas de chuva no Vale do Paraíba próximo a divisa com Minas Gerais. As chuvas tomam conta do Rio de Janeiro, na Região Serrana as chuvas serão mais intensas e podem registrar prejuízos. Outras localidades do estado também tem potencial para chuvas intensas como Natividade/RJ na região norte.

    No domingo (06) as chuvas começam a perder intensidade, durante a madrugada e a manhã as chuvas serão mais pontuais e a frente fria já vai se encontrar na altura do Espírito Santo. O Litoral Norte de São Paulo e o Litoral Sul do Rio de Janeiro têm previsão de pancadas leves no decorrer da manhã de domingo(06).

    Previsão do acumulado de chuva entre a sexta-feira (04) e domingo (06)..
    Previsão do acumulado de chuva entre a sexta-feira (04) e domingo (06), deixa estados de São Paulo e Rio de Janeiro em alerta.

    No período da tarde os temporais vão se concentrar no norte do Rio de Janeiro, próximo a divisa com o estado capixaba. As chuvas serão mais intensas em Campo dos Goytacazes/RJ e também em São Francisco do Itabapoana/RJ.

    O modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica que os acumulados de precipitação serão elevados neste final de semana e podem superar os 200 mm. A seguir a lista de cidades com a previsão dos maiores acumulados nas próximas horas:

    • Mangaratiba/RJ - 209,6 mm
    • Angra dos Reis - 168,8 mm
    • Petrópolis - 163,4 mm
    • Teresópolis - 148,6 mm
    • Ubatuba - 134,7 mm

    Com estes volumes de chuva nas próximas 48 horas, o acumulado de precipitação no Litoral Norte de São Paulo e, praticamente, todo o estado do Rio de Janeiro será maior do que o esperado para todo o mês de abril. Os modelos de previsão do tempo indicavam precipitação próxima a 100 mm para São Paulo e entre 80 e 130 para o Rio de Janeiro para o período.