Temporais e chuvas volumosas voltam a ocorrer no Rio Grande do Sul

Condição de bloqueio atmosférico se mantém, impedindo o avanço dos sistemas transientes de precipitação o que favorece a concentração das chuvas no Rio Grande do Sul. Confira os alerta e destaque para os próximos dias.

alerta de temporais
Chuvas volumosas e temporais volta a ameaçar o Rio Grande do Sul. Em contrapartida, o calor ganha intensidade e recordes podem ser registrados.

Nos últimos dias um padrão de bloqueio atmosférico se formou sobre o Brasil agravando a condição de seca e calor em boa parte do país. Devido aos sistema transientes de precipitação concentrados em parte da Região Sul e o intenso fluxo de calor em direção ao Centro-Sul, temporais e chuvas intensas foram protagonistas no final de semana e na última segunda-feira (28) nos três estado do Sul.

Para os próximos dias, as chuvas volumosas voltam a ocorrer na Região Sul, porém somente no Rio Grande do Sul levando potencial para transtorno para o estado. Com o fluxo de calor ainda presente há potencial para temporais e queda de granizo.

Alerta de temporais para o Rio Grande do Sul

Na madrugada desta quarta-feira (30), uma região de cavado se formou sobre o território gaúcho, provocando pancadas de chuva de oeste a leste passando pela porção Central do estado. As chuvas ganharam intensidade e passaram a ocorrer com força por volta do início desta manhã. A previsão é de que até meados do período o alerta para temporais se mantenha, levando potencial para a ocorrência de granizo.

A partir da tarde, as instabilidades se dispersam e chove de forma isolada no centro-sul, leste e norte do Rio Grande do Sul, atingindo a porção central e o sul de Santa Catarina.

Na quinta-feira (01), outra região de cavado atua sobre o estado gaúcho, mas desta vez, provocando chuva e temporais no centro-sul e áreas de fronteira com o Uruguai, iniciando na madrugada nas áreas mais ao sul e migrando para a porção central até meados da manhã. O dia fica chuvoso e as chuvas mais intensas, com maior potencial para transtornos, ocorrem durante a noite, se estendendo pela madrugada.

Na manhã da sexta-feira (02), alerta para chuvas muito intensas no sul e áreas mais ao leste até a região metropolitana de Porto Alegre. Até o final da manhã as instabilidades se espalham pela metade sul provocando temporais.

A partir da tarde, as chuvas perdem intensidade e também passam a ocorrer no noroeste do Rio Grande do Sul e no sul catarinense de forma isolada e sem potencial para transtornos. Novamente durante a madrugada seguinte, volta a chover com força de oeste a leste do território gaúcho, em toda a faixa central.

Temperaturas aumentam e onda de calor se configura em boa parte do país

Nos próximos dias, com a manutenção dos sistemas de chuvas no Rio Grande do Sul, o escoamento de norte se torna persistente e intenso, o que contribui para o transporte do ar mais quente no Centro-Norte para todo o Centro-Sul, favorecendo o empoçamento do ar quente no Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e metade norte do Rio Grande do Sul.

As máximas já se encontram em patamares acima dos 40°C no Centro-Oeste. Com a manutenção do tempo quente e seco, as temperaturas na quarta-feira podem atingir os 42°C no oeste de São Paulo, no Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso, ficando acima dos 35°C em boa parte do restante do país.

Na quinta e na sexta-feira, o modelo ECMWF prevê máxima de até 43°C no oeste paulista e leste do Mato Grosso do Sul. Esses próximos dias devem registar vários recordes de temperatura, tanto para esse ano quando em relação aos anos anteriores, se tratando de um dos períodos mais quentes dos registros.