Alerta Sudeste: risco de chuvas intensas aumenta nas próximas 48 horas

Na sexta-feira e sábado, o risco de chuvas intensas aumentou nos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e no sul do Espírito Santo. Há potencial de temporais e elevados volumes em pouco tempo. Mais de 150 podem acumular até sábado.

alerta sudeste
Chuvas aumentam de abrangência e de intensidade na Região Sudeste, com volumes que podem passar dos 150 mm em 48 horas.

Apesar da continuidade das chuvas e dos temporais na Região Sudeste, um padrão mais isolado se estabeleceu nos últimos dias sobre os estados de Minas Gerais, de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Nos próximos dias, a precipitação se torna mais abrangente nesses estados e no sul do Espírito Santo, trazendo potencial para transtornos como alagamentos, inundações e deslizamentos de terra. Os volumes podem superar os 150 mm até o sábado (21). Confira a seguir os detalhes da previsão do tempo e os alertas.

Previsão do tempo para a sexta-feira

Na manhã de sexta-feira (20), o tempo fica nublado em praticamente toda a Região, com céu mais aberto no Espírito Santo. Há possibilidade de chuva muito fraca e pontual na porção central de Minas Gerais, no leste e no oeste de São Paulo.

A partir da tarde, com a umidade, calor e a atuação de um cavado, instabilidades se desenvolvem bastante a partir da tarde, levando potencial para chuvas intensas e temporais em todo o Sudeste. No entanto, a porção central, norte e leste de São Paulo, o Triângulo Mineiro, a Zona da Mata Mineiro, o centro-sul de Minas Gerais, o Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo recebem a precipitação mais intensa e abrangente, proporcionando maior risco para transtornos.

No período da noite, as chuvas continuam, mas ocorrem de forma mais isolada, porém, ainda há potencial para eventos de moderada a forte intensidade no norte paulista, na Zona da Mata Mineira e no norte de Minas Gerais.

Previsão do tempo para a sábado

No sábado (21), tempo mais instável e potencial de chuvas de moderada a forte intensidade já ocorrem pela manhã, concentradas na primeira parte do período, no norte de São Paulo, no Triângulo Mineiro e na porção central de Minas Gerais, com redução da intensidade no restante da manhã. No leste paulista e no Rio de Janeiro, chove com fraca intensidade.

A partir da tarde, as instabilidades se desenvolvem mais, deixando em alerta para chuvas intensas e temporais no norte de São Paulo, no Triângulo Mineiro, na Zona da Mata Mineira, no centro-sul de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo

No período da noite, as chuvas perdem intensidade e abrangência em boa parte, mas continuam a ocorrer com moderada a forte intensidade na Zona da Mata Mineira, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

Previsão para o domingo

O tempo se mantém instável, mas as chuvas diminuem de abrangência na Região Sudeste. Pela manhã, o tempo fica nublado, com céu mais aberto no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Chuvas de até moderada intensidade podem atingir o norte de São Paulo e a região do Triângulo Mineiro no início do período. No restante da manhã, a precipitação reduze de intensidade e não ocorre mais.

A partir da tarde, instabilidades volta a se formar e pancadas isoladas atingem os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, com possibilidade de temporais. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, sem previsão de chuva.