Alerta: previsão de geada e onda de frio no Sul e Sudeste até o fim de semana

Uma massa de ar frio faz as temperaturas caírem em praticamente todo o centro-sul do país nos próximos dias. Há risco de geadas e danos em lavouras, especialmente em Santa Catarina.

Previsão de geada e onda de frio no Sul e Sudeste do Brasil até o fim de semana
Massa de ar frio faz as temperaturas caírem no centro-sul do país nos próximos dias. Há risco de geadas na região Sul, especialmente em Santa Catarina.

Uma frente fria acabou de passar pelo país, trazendo chuvas para praticamente todo o centro-sul do país. Agora, após sua passagem, uma massa de ar frio avança e faz as temperaturas caírem em boa parte do país.

Hoje, essa queda das temperaturas já está sendo sentida no Rio Grande do Sul e também em Santa Catarina, conforme a massa de ar frio avança pela região Sul. Nas últimas horas, houve inclusive condições para formação de geada, especialmente na serra catarinense.

Ontem, o INMET emitiu um alerta de geada com possibilidade de risco leve de perda de plantações, com temperatura mínima próxima a 3°C em boa parte de Santa Catarina, além do noroeste rio-grandense e do centro-sul paranaense. Em São Joaquim, espera-se mínima de 3°C e máxima de 12°C para hoje.

Geralmente, a previsão de temperatura mínima não é dada para a superfície, e sim para uma camada de ar superior ao chão. Por isso, quando há previsão de temperaturas de 4°C ou menos, sabe-se que a temperatura no solo será inferior, podendo chegar a 0°C ou menos. Isso culmina na formação da geada.

Na sexta-feira (12), a massa de ar frio continua avançando e a queda nas temperaturas será sentida no restante do Paraná, em São Paulo, no Mato Grosso do Sul e também no Rio de Janeiro. Na capital paulista, espera-se mínima de 13°C e máxima de 18°C. A possibilidade de geadas no Sul continua, com risco leve de perdas em plantações.

Previsão de temperatura mínima para a madrugada do Sábado (13).
Previsão de temperatura mínima para a madrugada do Sábado (13) mostra temperaturas abaixo dos 10 graus em praticamente todo o centro-sul do Brasil - o que é representado pelas cores esverdeadas.

No sábado (13), não devem haver grandes mudanças com relação à sexta-feira. As temperaturas permanecem baixas em praticamente todo o centro-sul do Brasil e o risco de geadas no Sul continua. Em Poços de Caldas, no sul de MG, espera-se mínima de 9°C e máxima de 20°C.

A partir de domingo (14), embora ainda haja possibilidade de geadas na região Sul, a massa de ar frio começa a se dissipar. Isso significa que, ao longo da semana que vem, as temperaturas começam a subir novamente e podem exceder os 30 graus em todo o Centro-Sul do Brasil.

O fim das chuvas e a elevação das temperaturas: Há risco de onda de calor?

Uma forte elevação do índice da Oscilação Antártica (AAO) sinaliza o início de um período de estiagem. O índice AAO uma variável meteorológica que traça a tendência de avanço de sistemas transientes de precipitação pelo sul do país, como frentes frias, cavados e ciclones.

Tudo indica que a segunda quinzena de maio será muito seca, com probabilidade baixíssima de chuvas em todo o centro-sul do Brasil. Com poucas nuvens se formando e muito sol, as temperaturas também tendem a subir e podem atingir valores bastante elevados, o que configurará um mês de maio atipicamente quente no país.