A Região Sul vai enfrentar período de pouca chuva. Quando deve voltar a chover com frequência?

Após chuvas volumosas nos últimos dias sobre o Sul do Brasil, a Região irá enfrentar um período de 15 a 20 dias sem chuvas expressivas sobre os três estados. Qual a razão e e o que os modelos estão prevendo?

tempo chuva seca região sul
Chuvas dão trégua na Região Sul por vários nas próximas semana.

A primeira semana de maio foi marcada pela atuação frequente de sistemas frontais na Região Sul, atuando mais sobre o Rio Grande do Sul, com eventos mais volumosos ocorrendo no último fim de semana em virtude do processo de formação de um ciclone extratropical e de uma frente fria.

Para o restante do mês as previsões não trazem expectativas de chuvas expressivas para a Região Sul, muito pelo contrário, há uma frequência de dias de tempo firme proporcionados pela atuação de massa de ar frio, que seguem um padrão muito semelhante ao do sistema atual: avança pelo Rio Grande do Sul, afasta-se para o oceano baixando bastante as temperaturas no leste e sul de Santa Catarina, no leste do Paraná e no leste do Sudeste.

Mas o que está determinando essa condição? Quando deve voltar a chover de forma regular?

Por que as chuvas vão diminuir tanto?

O fim do La Niña trouxe a expectativa de de um aumento da probabilidade de chuvas sobre a Região Sul. No entanto, estamos em um período de neutralidade para El Niño - Oscilação Sul e há outros fatores que impactam nas condições meteorológicas na escala de tempo de curto e médio prazo, ou seja, em dias, semanas e meses. Mesmo com a região do Pacífico Equatorial aquecendo bastante e com a formação de um El Niño costeiro, que poderia proporcionar um aumento das chuvas no Sul do Brasil, a influência das oscilações Antártica (AAO) e de Madden-Julian (MJO) são mais fortes nas próximas semanas, principalmente da AAO.

aao
Condições registradas (linhas pretas) e previsão (linhas vermelhas) da Oscilação Antártica.

Através do gráfico do comportamento registrado e da previsão da AAO, nota-se uma forte tendência positiva nos próximos dias que influenciará até a última semana de maio. Esse comportamento representa uma atuação dos sistemas transientes de precipitação (frentes frias, cavados e baixas pressões) mais próximos da Antártica. Assim, as chuvas diminuem no centro-sul do Brasil.

Nesta época do ano, esses sistemas atuam em latitudes mais baixas, ou seja, mais próximas do centro-sul do país, e sob essas condições da AAO, é comum observar frentes frias avançando, mas se afastando rapidamente para o oceano influenciando mais de forma costeira.

Quando volta a chover na Região Sul?

O modelo de confiança da Meteored, o ECMWF com atualização da sua versão climática na última segunda-feira (09), traz o padrão mais seco dos próximos 15 dias através das anomalias de precipitação. Na primeira semana, as anomalias negativas estão associadas a atuação de uma massa de ar frio que atua em boa parte centro-sul até o início da próxima semana. Por outro lado, a formação de uma região de cavado provoca chuvas no leste da Bahia e em parte de Minas Gerais e no Espírito Santo.

ecmwf
Anomalia de precipitação do modelo ECMWF para o período 08 a 15 de maio.

Apesar da previsão da passagem de uma frente fria por volta do dia 18 de maio pela Região Sul, as anomalias de precipitação são negativas para o centro-sul do país, o que traz a expectativa de um sistema não muito intenso ou que pode passar muito rápido, permitindo maior tento de atuação de uma massa de ar frio. O padrão de distribuição da precipitação é bastante semelhante ao desta semana com chuvas ocorrendo mais no Nordeste.

ecmwf anomaly
Anomalia de precipitação do modelo ECMWF para o período 15 a 22 de maio.

Por volta da última semana, as anomalias negativas no centro-sul do Brasil praticamente somem, o que traz a percepção de que algum sistema irá provocar chuvas mais expressivas na Região Sul.

ecmwf anomalia chuva
Anomalia de precipitação do modelo ECMWF para o período 22 a 29 de maio.

Tendo em vista o comportamento da AAO, com previsão de uma tendência negativa mais para o fim do mês, o aumento da umidade no Sul do Brasil tende a acontecer, mas com chuvas mais expressivas ocorrendo mais próximo da transição para junho.

Em resumo, os próximos 15 a 20 dias serão de poucas chuvas, com expectativa de mudança de padrão na última semana de maio ou na transição de mês. O que pode também proporcionar uma primeira semana de junho mais chuvosa na Região Sul, com maior probabilidade para os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.