Alerta para chuvas volumosas em parte das regiões Norte e Nordeste

Sistema frontal contribui para chuvas no leste da Bahia e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) se mantém atuante e leva potencial para chuvas volumosas na primeira metade desta semana.

Chuvas nas regiões Norte e Nordeste pela ZCIT
Frente fria ainda contribui para o tempo instável na Bahia e a ZCIT provoca chuvas volumosas ao longo do dia em toda a faixa norte.

O avanço de um sistema frontal na semana passada contribuiu para chuvas em boa parte do Centro-Sul do Brasil, com destaque para as tempestades acompanhadas de granizo no estado do Mato Grosso do Sul. A partir de meados da última semana, a frente fria passou a atuar no Sudeste e avançou em direção ao estado da Bahia, com isso, uma massa de ar mais frio avançou pela Região Sul provocando queda das temperaturas ao ponto de serem registrado valores negativos na Serra Catarinense.

Confira a previsão para segunda quinzena de Abril: Como será a segunda quinzena de Abril?

Atualmente a frente fria atua de forma costeira no estado da Bahia e a massa de ar frio, se encontra no oceano, mas mesmo assim o tempo firme e mais frio vem predomindo no Centro-Sul. Além do sistema frontal, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), ainda é um fator contribuinte para o tempo instável na faixa norte do país. No entanto, como a Oscilação de Madden-Julian (MJO) está em uma fase favorável à convecção, as chuvas dos últimos e nos próximos ocorrem de forma mais intensa e persistente.

Alertas e destaques para os próximos dias

Nesta segunda-feira (20), o sistema frontal se mantém no oceano e na altura do sul da Bahia. Devido à formação de uma região de cavado as chuvas ocorrem com moderada intensidade pela manhã desde Porto Seguro até Salvador e também nas áreas mais no interior na região de Itagibá. A partir da fim do período as chuvas continuam, mas perdem intensidade ocorrendo de forma fraca e persistente.

Já na faixa norte que vai de Recife até o estado do Amapá, a ZCIT mantém o dia chuvoso com potencial para alagamentos e inundações já pela manhã de Recife até Natal e de São Luís até o Amapá. No decorrer do dia as chuvas continuam oscilando de intensidade, sendo que à partir do meio da tarde passam a ocorrer em toda a faixa norte. No oeste do Nordeste, no restante do Pará, no Tocantins e até mesmo na metade norte do Mato Grosso e no estado de Goiás, pancadas isolada ocorrem à partir do meio da tarde, com maiores volumes para os estados da Região Norte.

Na terça-feira (21), as chuvas diminuem devido ao afastamento do sistema frontal, no entanto a região de cavado contribui para a manutenção do tempo instável no leste da Bahia, com chuvas de fraca a moderada intensidade ao longo do dia, principalmente na região metropolitana de Salvador. Já em toda a faixa norte, chove ao longo do dia e há potencial para transtornos. Os maiores acumulados do dia são esperados para o norte do Pará e para o leste do estado do Amapá.

No Centro-Oeste e no Sudeste, previsão de chuvas somente na parte da tarde ocorrendo na forma de pancadas isoladas no Triângulo Mineiro, no estado de Goiás e na metade norte do Mato Grosso. Já no Mato Grosso do Sul, demais áreas do Sudeste e na Região Sul, o tempo firme predomina, com sensação de frio pela manhã e no fim do dia, e temperaturas amenas ao longo do dia.

Na quarta-feira (22), sem grandes mudanças. As chuvas continuam concentradas no norte do país, sendo mais volumosas no litoral norte do Nordeste, no norte do Pará e no Amapá, trazendo potencial para transtornos como alagamentos e inundações. Na Bahia, as chuvas diminuem, ocorrendo com fraca intensidade ao longo o do dia na região metropolitana de Salvador. No Centro-Sul, o tempo firme predomina com aumento da nebulosidade na faixa leste que vai do norte catarinense até o sul do Espírito Santo, mas nada que impeça o aparecimento do sol.