Alerta: onda de calor intensifica o potencial de tempo severo na Região Sul

A umidade aumenta na Região Sul e juntamente com as temperaturas elevadas, o risco de tempo severo aumenta nos três estados. Confira os alertas e as áreas com maior potencial de transtornos.

alerta tempo severo Região Sul
Muito calor e aumento da umidade na Região Sul neste fim de semana contribuem para o potencial de tempo severo!

Onda de calor combinada com a umidade está contribuindo para o desenvolvimento de instabilidades na Região Sul e este padrão se mantém para o fim de semana. Em virtude da formação de uma baixa pressão entre a Argentina e o Paraguai, uma região de cavado, que é uma extensão de baixa pressão, as chuvas em algumas áreas podem ocorrer de forma mais abrangente, mas as pancadas isoladas atingem o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná e com potencial de temporais.

A seguir trazemos os alertas e destaques da previsão do tempo para o sábado e o domingo na Região Sul.

Alertas e destaques para o sábado

No sábado (10), o calor predomina com temperatura em torno dos 30°C já pela manhã em toda a Região Sul, com sol predominando em boa parte. Tempo mais nublado somente no norte de Santa Catarina, no leste do Paraná, com possibilidade de surgimento do sol. Sensação de calor a abafamento no fim do período.

Apesar de as chuvas ocorrerem de forma mais isolada no sábado, há potencial de temporais que podem vir acompanhados de queda de granizo.

No período da tarde, as temperaturas atingem valores entre 32°C e 37°C, com maiores valores no oeste, noroeste e centro do Rio Grande do Sul e no oeste do Paraná.

alerta de temporais
Pancadas isoladas ocorrem no período da tarde e há potencial para temporais pontuais que podem provocar transtornos.

Devido à influência da região de cavado, instabilidades se formam e, entre o meio e o início da noite, chuvas ocorrem na forma de pancada isoladas e podem vir como intensos temporais no oeste do Rio Grande do Sul, em todo o estado de Santa Catarina, com maior probabilidade para o meio-oeste, e em todo o Paraná. As chuvas ocorrem durante a noite, mas perdendo intensidade no fim do período.

Alertas e destaques para o domingo

No domingo (11), o tempo firme volta a predominar em boa parte da Região Sul pela manhã acompanhado de mais um dia de calor. No entanto, instabilidades já podem provocar pancadas no oeste, noroeste e norte do Paraná.

Os temporais a partir do início da tarde podem provocar intensas rajadas de ventos e não se descarta a possibilidade de queda de granizo.

Por volta do fim do período, as instabilidades se espalham e já há alerta de temporais no meio-oeste de Santa Catarina e em boa parte do Paraná, com exceção do leste do estado.

No período da tarde, as chuva ocorrem com maior abrangência e intensidade, deixando em alerta para intensos temporais todas as regiões do Paraná, de Santa Catarina e o extremo norte e noroeste do Rio Grande do Sul.

alerta de tempo severo na Região Sul
O risco de tempo severo aumenta no domingo e há elevado potencial para transtornos.

No período da noite, as chuvas perdem muita intensidade e ocorrem de forma muito pontual somente no leste paranaense, no norte e sul catarinenses.