StoreWindows10

Alerta de temporais para a Região Sul

Na próxima terça e quarta-feira temporais são previstos para os três da Região Sul, com risco para vendavais, chuva forte e queda de granizo. As altas temperaturas e a sensação de abafamento também serão destaques.

Tiago Robles Tiago Robles 12 Nov. 2018 - 11:45 UTC
Frente fria provoca temporais na Região Sul. Há alerta para ventos forte e queda de granizo. O calor também será destaque nos próximos dias.

Este início de semana será marcado por temperaturas elevadas e temporais nos três estados da Região Sul, devido à atuação de uma frente fria que se forma ao longo dessa segunda-feira (12) sobre a Argentina e o Uruguai. A seguir a descrição da previsão para os próximos dias.

Previsão do tempo

Nesta segunda-feira (12) uma área de baixa pressão que já vem provocando muita chuva pela manhã na Argentina, se intensifica ao longo do dia levando chuva de moderada a forte intensidade no Uruguai e, a partir do fim da tarde, no oeste do Rio Grande do Sul. No restante do estado e da Região Sul o predomínio é de tempo firme e o destaque fica para as temperaturas elevadas e sensação de abafamento. O tempo fica mais fechado, com ocorrência de chuva fraca no leste de Santa Catarina e do Paraná, devido à atuação dos ventos de leste que transportam umidade para a costa.

Na madrugada da terça-feira (13) a frente fria já começa a se formar e o dia começa com temporais no oeste do Rio Grande do Sul, que se estendem ao longo da manhã para o sul do estado. Com o deslocamento lento do sistema, as chuvas atingem a porção central e o noroeste gaúcho a partir do fim da tarde, e durante a madrugada de quarta-feira (14) passa a atuar nas demais regiões e no oeste de Santa Catarina e do Paraná. Ao longo do avanço da frente fria há risco para ocorrência de temporais e queda de granizo, no entanto, é a intensidade dos ventos que pode causar maiores problemas.

Em Santa Catarina e no Paraná o dia será marcado, mais uma vez, pelas temperaturas elevadas e pela sensação de abafamento, intensifica aumento da nebulosidade. Nas áreas mais ao leste, a nebulosidade, com ocorrência de chuva fraca ao longo do dia, alternando com período de melhoria.

Na quarta-feira (14) a frente fria mantém o tempo nublado e com chuva de moderada a forte intensidade no centro, norte, noroeste e leste do Rio Grande do Sul por toda a manhã. A partir da tarde a chuva já começa a reduzir de intensidade e no fim do dia o tempo já se encontra mais firme. Já no oeste de Santa Catarina e do Paraná a chuva mantém forte ao logo da manhã e se espalha para as demais regiões desses estados na parte da tarde com menor intensidade.

Publicidade