Alerta de temporais e granizo para o Sul do Brasil

O destaque do tempo para este fim de semana será de temporais na Região Sul do Brasil. Os acumulados passam podem passar dos 150mm nos próximos 3 dias.

Temporais para o Sul do Brasil nos próximos dias. Rio Grande do Sul será o estado mais afetado.

Na madrugada de sábado (29) uma frente fria se forma no Uruguai e leste da Argentina e avança lentamente, chegando ao Sul do Brasil na parte da tarde. Assim, no Rio Grande do Sul o dia fica ensolarado com formação de nuvens mais altas e temperaturas elevadas, trazendo sensação de calor ao longo do dia. A partir do meio da tarde, instabilidades se formam na região da Campanha e provocam pancadas de chuva isoladas. No entanto, nas horas seguintes a frente fria passa a atuar de fato sobre o sul e oeste do estado, provocando temporais com potencial para queda de granizo. Até o período da noite o sistema chega às áreas mais centrais.

Em Santa Catarina e no Paraná o predomínio é de tempo firme na maioria das regiões. Em decorrência dos ventos que sopram do oceano, o tempo fica nublado e com chuva ao longo do dia na faixa leste desses estados. Nas regiões mais centrais, sol entre nuvens e pancadas de chuva isoladas na parte da tarde. Temperaturas elevadas e sensação de calor na parte da tarde.

Acumulado de chuva para os próximo dias até a o dia 01, segundo o modelo ECMWF.

Durante a madrugada de domingo (30) o alerta para temporais e chuva forte se mantém para boa parte do Rio Grande do Sul, com exceção apenas para o nordeste do estado. Pela manhã as chuvas se concentram na metade oeste e continuam a ocorre com forte intensidade. A partir da tarde, as instabilidades perdem intensidade e passa a chover de forma isolada, com moderada intensidade no norte do estado. Os ventos de norte continuam e contribuem para a sensação de abafamento.

Em Santa Catarina e no Paraná, a condição de umidade nas áreas do leste se mantém pela manhã e reduz a partir da tarde, o que favorece o surgimento do sol e aumento das temperaturas. Na porção oeste o dia começa com bastante nebulosidade e chuva de moderada a forte intensidade que podem vir acompanhada de granizo. No decorrer da manhã a chuva diminui de intensidade e se espalha para as áreas mais centrais ocorrendo de forma mais isolada. A noite volta a chover forte, porém no norte do Paraná no centro-sul de Santa Catarina.

Chuvas no início da semana

Na madrugada de segunda-feira (01) outro sistema frontal passa pelo o Uruguai e contribui para o retorno das chuvas em todo o Rio Grande do Sul. Previsão de temporais na metade norte, principalmente no oeste do estado. Os acumulados na metade sul do Rio Grande do sul podem passar dos 150mm. A partir do fim da manhã o risco passa para o oeste de Santa Catarina e sul do Paraná.