Alerta de temporais e frio para a Região Sul

Frente fria que se forma nesta sexta-feira (16) provoca temporais na Região Sul e massa de ar polar representa de fato a primeira onda de frio de 2018.

A formação de uma frente fria sobre a Região Sul, traz potencial para temporais no Centro-Sul do país.

Nesta quinta-feira (17), uma frente fria se encontra no oceano na altura do ES. Essa condição contribui para o tempo nublado no estado capixaba, no leste de MG e no sul da BA, com ocorrência de chuva fraca entre o fim da manhã e o início da tarde. A posição desse sistema também favorece um aumento na concentração de nuvens no Centro-Oeste, mas não há previsão de chuva para a Região, somente para o noroeste do MT e metade sul do MS.

O deslocamento do sistema permite que uma massa de ar polar atue no Centro-Sul e, a madrugada de quarta-feira (16) para quinta-feira (17), será bastante fria nos estados do Sul, do Sudeste, até a metade sul de MG, e para o sul do MS. No leste de SC, do PR, de SP e em todo o RJ, os ventos passam a soprar de leste e sudeste, favorecendo o transporte de umidade para o continente, deixando o tempo nublado e com chuva a qualquer hora do dia nessas áreas. A chuva reduz de intensidade a partir da tarde.

Acumulado de chuva previsto entre o dia de hoje (16) até a sexta-feira (18), segundo o modelo ECMWF.

O tempo também fica nublado entre o norte do RS e o sul do MS, com previsão de chuva fraca a moderada intensidade na parte da tarde no meio oeste catarinense, norte gaúcho e oeste do PR. Mais para a noite e madrugada, instabilidades se formam entre o leste da Argentina e o estado do RS, provocando temporais no noroeste gaúcho.

Na madrugada da sexta-feira (18), um sistema de baixa pressão atmosférica começa a se formar provocando chuva forte e trovoadas em toda a metade norte do RS, oeste e sul de SC, e oeste do PR. No decorrer do dia o sistema ganha força e se desloca para o leste, o que deixa o tempo nublado na metade norte do RS até o sul do MS. Alerta para ocorrência de temporais a partir do fim da manhã para o norte e leste do RS, todo o estado de SC, sul e oeste do PR.

Tendência para o fim de semana

Na madrugada de sábado (19), a chuva forte se espalha para as demais áreas do território paranaense e metade sul do MS. No leste do RS continua a chover e a ventar forte, mas no decorrer do dia, há previsão de diminuição da chuva.

Com o avanço da frente fria até o Centro-Oeste e Norte do país no fim do dia de sábado (19), as temperaturas em todo o Centro-Sul do país diminuem bastante, provocando bastante frio o fenômeno de friagem para as áreas mais ao norte. Na Região Sul, além do frio, os ventos de sul são mais intensos contribuindo para o aumento da sensação de frio, principalmente no estado do RS.

Temperaturas mínimas previstas para a segunda-feira (21), caracterizando os menores valores do ano até o momento.

No domingo (20) as chuvas diminuem em todo o Centro-oeste, Sudeste e Região Sul, devido ao afastamento do sistema frontal e pela intensificação da massa de ar polar. Há bastante nebulosidade no RS, SC e sudoeste do PR, o que dificulta o aumento das temperaturas ao longo do dia. Na segunda-feira (21), a previsão é de tempo mais firme no Centro-Sul e de temperaturas mínimas mais baixas do ano até o momento. A tendência é de permanência do frio ao longo da próxima semana, o que representa de fato a primeira onda de frio do ano.