Alerta de temporais e chuvas volumosas para o Centro-Oeste e Sudeste

Após o dissolução do ciclone subtropical Mani, uma frente fria contribui para a formação da umidade no Brasil Central e para chuvas abrangentes e volumosas principalmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.

alerta tempo severo
Elevados volumes de chuvas estão previsto para o Centro-Oeste e o Sudeste nos próximos dias. Há potencial para alagamentos, inundações e deslizamentos

O ciclone subtropical Mani já não influencia mais as condições do tempo em Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. No entanto, um outro ciclone, agora com característica extratropicais, ao leste do Rio Grande do Sul, que provocou muito vento e chuvas no leste do estado, se desloca mais para o oceano com sua frente fria associada contribuindo para a atuação de um canal de umidade sobre o Brasil Central, o Sudeste e parte do Paraná.

Alertas e destaque para os próximos dias

Nesta quarta-feira (28), o ciclone extratropical se mantém próximo do Rio Grande do Sul e o seu sistema frontal se forma desde o sul da Bahia, favorecendo o tempo instável no Centro-Norte do país.

Os destaques ficam principalmente para as chuvas intensas, que ocorrem já pela manhã sobre o Tocantins, sudeste do Pará e norte de Goiás. No decorrer do dia e principalmente a partir do meio da tarde, as instabilidades se espalham e chuvas de moderada a forte intensidade ainda atingem as áreas anteriores, praticamente todo estado da Bahia, o norte, leste e oeste de Minas Gerais, o Espírito Santo, o Mato Grosso, noroeste paulista e metade norte do Mato Grosso do Sul.

Na quinta-feira (29), a frente fria se encontra mais afastada no oceano, mas mesmo assim contribui para o tempo mais instável no Centro-Norte. No entanto, outro sistema chama bastante atenção, um cavado entre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul, produzindo chuvas intensas já na madrugada no centro-sul e oeste do estado.

Pela manhã, o cavado aprofunda dando origem à um sistema de baixa pressão que potencializa as instabilidades que se espalham por todo o Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, norte do Paraná, oeste e norte de São Paulo. Há alerta de fortes temporais com potencial para transtornos através de intensas rajadas de ventos e elevada taxa de precipitação.

A partir do início da tarde, o sistema continua atuante porém perdendo intensidade. No entanto, chuvas de moderada a forte intensidade se mantêm nessas áreas e temporais passam a ocorrer no restante do Mato Grosso, em Rondônia e de forma mais isolada em Goiás, em Minas Gerais, no oeste da Bahia, no sul do Tocantins, norte e leste do Paraná, sendo neste último estado, com alerta para o período da noite quando há o aumento da intensidade das chuvas que atingem também o norte de Santa Catarina.

Já no Rio Grande do Sul, além das pancadas isoladas no nordeste do estado a partir do fim da tarde, o destaque fica para a atuação de uma massa de ar frio que traz alívio da sensação de calor.

Na sexta-feira (30), ao longo da madrugada, um baixa pressão se forma sobre o Rio de Janeiro, favorecendo a manutenção do tempo instável e das chuvas de moderada a forte intensidade no Brasil Central e espalhando por todo o estado de São Paulo elevando potencial para transtornos.

O tempo se mantém chuvoso desde o norte de Santa Catarina, leste e norte do Paraná até o estado de Rondônia, passando por São Paulo, o Rio de Janeiro e leste do Mato Grosso do Sul. Alerta de elevados volumes de chuva, que podem resultar em alagamentos inundações e deslizamentos de terra, principalmente a partir do meio da tarde no estado de São Paulo, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.

Destaque também para a incursão da massa de ar frio que diminui as temperaturas até o sul do Mato Grosso, com menores mínimas na Região Sul de até 6°C no sul do Rio Grande do Sul.