Alerta de tempo severo na Região Sul: acumulados poderão chegar a 200 mm até o final da semana!

O início de outubro está sendo marcado pelas chuvas em grande parte do Centro-sul do Brasil. Nesta primeira semana do mês, os acumulados poderão superar os 200 mm em diversas localidades da região Sul do país.

O mês de outubro começou mais úmido e com temperaturas mais amenas em grande parte do Centro-sul do Brasil, bem diferente das condições registradas na segunda quinzena de setembro. Após a quebra do bloqueio atmosférico, que elevou drasticamente as temperaturas no país no mês passado, a primeira semana de outubro promete ser chuvosa no Centro-sul do Brasil, principalmente nas regiões Sudeste e Sul .

A semana começa com as instabilidades concentradas nos estados da região Sudeste. Porém, a partir da noite de terça (03), as chuvas volumosas e tempestades severas deverão retornar ao Sul do país!

Na tarde de hoje (02), as instabilidades continuam a levar chuvas na região Sudeste, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, devido a atuação de uma frente fria no oceano, que já provocou muita chuva durante o final de semana. Porém, a partir de terça (03), o destaque voltará a ser às chuvas intensas e volumosas na região Sul do país!

Tempestades severas voltarão a castigar o Sul no início desta semana

Entre a noite de terça (03) e manhã de quarta (04), a combinação de um cavado, associado à uma divergência dos ventos em altos níveis e um cavado invertido em baixos níveis, dará início a formação de centros de convecção intensa sobre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que poderão provocar altos acumulados de chuva em menos de 24 horas.

Entre terça (03) e quarta-feira (04) a noite, os acumulados poderão superar os 100 mm em diversas localidades entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

No período de 24 horas entre a noite de terça e quarta, os acumulados poderão passar de 100 mm em cidades do oeste e norte do Rio Grande do Sul e também no oeste de Santa Catarina. Cidades como Passo Fundo, Santa Maria, Vacaria e Chapecó registrarão acumulados da ordem de 40 a 60 mm entre esses dois dias.

O período de 24 horas entre a noite de terça e quarta promete ser de chuvas volumosas e tempestades no oeste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Durante a quarta-feira, o cavado avançará e dará a formação de um ciclone extratropical sob o oceano e sua frente fria associada avançará e levará chuvas e tempestades em todo o estado de Santa Catarina, chegando ao Paraná na quinta-feira (05), dando uma trégua ao Rio Grande do Sul. Essa frente fria também levará chuvas à região Sudeste entre quinta e sexta-feira (06).

Semana poderá encerrar com acumulados de até 200 mm no Sul

No final da tarde de sexta-feira (06), um novo cavado em altos níveis sob o norte da Argentina e sul do Paraguai voltará a provocar chuvas na região Sul, principalmente no oeste dos três estados Essas chuvas novamente poderão ocorrer na forma de tempestades intensas e severas, com altos acumulados!

Um novo cavado provocará chuvas volumosas sobre o Sul do Brasil no próximo final de semana.

Essas condições severas de tempo continuarão no sábado (07) e no domingo (08), com possibilidade de temporais com raios, granizo e acumulados de precipitação que poderão ultrapassar os 150 mm! Entre sábado e domingo, a cidade de Lages, Santa Catarina, poderá chegar aos 160 mm e em Campos Novos, no Rio Grande do Sul, o acumulado poderá chegar a 110 mm.

Alerta de elevado acumulado tesmpestades
Acumulados até o sábado podem passar dos 200 mm na Região Sul.

Se somarmos os acumulados desse início de semana até o final de semana, o volume de chuva poderá ultrapassar os 200 mm no norte do Rio Grande do Sul e chegar aos 250 mm em diversas localidades no estado de Santa Catarina. Dessa forma, a região Sul poderá ultrapassar o acumulado climatológico do mês de outubro já nos primeiros 10 dias do mês!