Alerta de tempo severo e de intensa massa de ar polar nesta semana

Na primeira parte dessa semana o tempo firme e irá predominar, porém, por volta da quarta-feira (17), o tempo começa a mudar em parte Cone Sul da América do Sul e há condições severas para o Centro-Sul do Brasil e para parte do Paraguai, Argentina e o Uruguai.

Chuvas e temporais no Sul
A partir da metade desta semana há a possibilidade da ocorrência de tempestades no Centro-Sul e do avanço de uma massa de ar polar intensa.

Na semana passada uma frente fria provocou bons volumes de chuva em boa parte da Região Sul, com atuação posterior de uma massa de ar polar não muito intensa, mas que foi o suficiente para diminuir as temperaturas e proporcionar um fim de semana ensolarado e agradável em boa parte do Brasil.

Até a metade desta semana, a massa de ar polar, que corresponde à um sistema de alta pressão, contribui para o tempo firme e ensolarado, com sensação agradável ao longo do dia e de frio na primeira parte da manhã e à partir do fim da tarde para toda à Região Sul, Sudeste e boa parte do Centro-Oeste.

A partir da tarde de terça-feira (19), os ventos passam a atuar de quadrante norte, contribuindo para um aumento das temperaturas, na qual, será mais evidenciado durante a quarta-feira (20), com previsão de calor para o Brasil Central, oeste da Região Sul e estado do Rio Grande do Sul, devido à uma condição pré-frontal.

Em relação às chuvas, a região que se destaca é o leste do Nordeste, que devido a circulação do sistema alta pressão, há o transporte mais efetivo de umidade e de um ar mais frio para o essa porção. Assim, nos próximo dias, o tempo segue, nublado, frio e com chuva ocorrendo ao longo do dia e alternando de intensidade entre fraca e moderada intensidade.

Desenvolvimento da baixa pressão e alertas de tempo severo

Os modelos ECMWF e GFS convergem quanto ao desenvolvimento de uma baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul, Uruguai, Paraguai e o norte da Argentina. Assim, por volta do fim da tarde da próxima quarta-feira (20), uma região de cavado se desenvolve e contribui para a ocorrência de instabilidades ao longo do leste e nordeste da Argentina, na metade oeste e sul do Uruguai, no oeste gaúcho e no centro-sul do Paraguai.

A condição instável se agrava ao longo da madrugada de quinta-feira (21), levando potencial para a ocorrência de tempestades a partir do início da manhã em todo o Uruguai, norte e nordeste da Argentina, sul do Paraguai, oeste, noroeste, campanha e sul do Rio Grande do Sul. No decorrer da tarde, as chuvas se tornam mais intensas nessas áreas, aumentando o potencial para transtornos. O norte e porção central do território gaúcho passam a ter risco de tempo severo.

A partir do fim da tarde as nuvens de tempestade atingem a região metropolitana de Porto Alegre e se espalham pelas demais regiões do estado gaúcho. No decorrer da noite, o alerta se estende para o oeste de Santa Catarina e do Paraná, e para o sul do Mato Grosso do Sul.

Na sexta-feira (22), a baixa pressão já pode ser classificada como ciclone extratropical com sua frente fria associada. Chuvas intensas e volumosas levam elevado potencial para transtornos no norte do Rio Grande do Sul, na Grande Porto Alegre, em toda as regiões dos estados de Santa Catarina, Paraná e do Mato Grosso do Sul, atingindo o oeste e centro-sul paulista à partir do fim da tarde.

A massa de ar polar intensa

A partir da manhã de sexta-feira (22), está prevista a incursão do ar mais frio pelo oeste e sul do Rio Grande do Sul. No decorrer do fim de semana, a massa de ar polar, consegue avançar pelo Cone-Sul da América do Sul derrubando as temperaturas em boa parte do Brasil, com os ventos de sul transportando o ar mais frio até o oeste do Amazonas e norte do Perú.

Até o momento, esse será o frio mais intenso com possibilidade de geada em praticamente toda a Região Sul e sul do Mato Grosso do Sul. É importante ressaltar, que se trata de uma análise de previsão antecipada que será atualizada e, assim, sujeita à alterações na próxima quarta-feira (20).