Alerta de tempestades no Sul e avanço de intensa massa de ar polar

Chuvas voltam a ocorrer com forte intensidade no Rio Grande do Sul e no oeste dos estados de Santa Catarina e do Paraná. O avanço de uma intensa massa de ar polar pelo Centro-Sul também é destaque. Confira os detalhes da previsão.

alerta tempestades, granizo
Tempestade voltam a ocorrer na Região Sul, principalmente no Rio Grande do Sul. Além disso, a poderosa massa de ar polar começa a avançar.

No último fim de semana e em meados desta semana, chuvas volumosas e precipitação na forma de tempestades, com intensas rajadas de ventos e granizo pontual, ocorreram na Região Sul. O primeiro caso devido à atuação de uma cavado entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná, e o segundo com relação ao processo de formação de um ciclone extratropical.

Mesmo com esse eventos, na maior parte da Região Sul, os acumulados de precipitação estão abaixo da média. Somente no leste de Santa Catarina e no extremo norte do Rio Grande do Sul, que os acumulados superaram a média em 50 a 100 mm, segundo as estações do INMET.

Alertas de tempo severo para o fim de semana

Já na madrugada de sábado (26), instabilidades no sul do Paraguai e no leste da Argentina ganham intensidade e avançam em direção ao oeste da Região Sul. Há alertas de tempestade no noroeste do Rio Grande do Sul e no extremo oeste de Santa Catarina. No Norte e região da Serra do território gaúcho e região metropolitana de Porto Alegre, pancadas isoladas são esperadas.

As chuvas ocorrem de forma intensa deixando alerta para o estado do Rio Grande do Sul. Os acumulados, segundo o modelo ECMWF, podem chegar ao 100 mm em 24 horas.

A partir do início da manhã, as chuvas se espalham por todo o Norte do Rio Grande do Sul, região Central, Serra e metropolitana de Porto Alegre, aumentando o potencial de tempestade e chuvas volumosas, que podem vir acompanhadas de granizo.

A partir da tarde, o cavado passa a se deslocar mais para o sul, mantendo as chuvas intensas sobre o Oeste e região Central e se espalhando pelo leste e sul do território gaúcho. Há potencial para alagamentos e inundações nas regiões onde as chuvas já vem ocorrendo na primeira parte do dia, isso incluindo a região metropolitana de Porto Alegre. Já para as áreas do Sul e da Campanha, há risco de tempestade e granizo.

No domingo (27), a região de cavado já evoluiu para um ciclone extratropical no oceano e, sua frente fria associada, mantém o tempo instável e com chuva de moderada intensidade pela manhã no norte do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná.

A partir da tarde, as chuvas reduzem no Rio Grande do Sul e passam a ocorrer com fraca a moderada intensidade no sul de Santa Catarina. Já no oeste catarinense, oeste e sudoeste do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul, há potencial de chuvas mais intensas que podem provocar transtornos. Para o restante do dia o tempo instável se mantém nessas áreas, com chuvas alternando de intensidade e se espalhando pelo leste de Santa Catarina.

O avanço da intensa massa de ar polar

Com a evolução da região de cavado para uma frente fria a partir da noite de sábado (26), a massa de ar frio no sul da Argentina começa a se expandir e consegue transportar o ar mais frio até o Oeste, Sul e Campanha do Rio Grande do Sul.

No decorrer do domingo (27), a massa de ar polar avança pelo Rio Grande do Sul e no período da noite o ar frio se espalha por todo o território gaúcho, sul e meio-oeste de catarinense, sudoeste e oeste paranaense. Mais próximo da madrugada o ar frio chega até o oeste do Mato Grosso.

Até meados da próxima semana, a massa de ar polar já atua em todo o Centro-Sul, proporcionando o dia mais frio até o momento no ano.