Santa Teresa: A cidade mais italiana do Espírito Santo!

Santa Teresa é a primeira colônia fundada por imigrantes italianos no Brasil, a cidade é conhecida por sua história, gastronomia e beleza natural e nos transporta a uma viagem no interior da Itália, mas na serra capixaba!

A região central de Santa Teresa nos transporta diretamente a uma pequena cidade no interior da Itália. Imagem Descubra o Espírito Santo.

Santa Teresa é uma cidade localizada na região serrana do Espírito Santo, a cerca de 78 km da capital Vitória e apenas a 2h de carro a partir do Aeroporto de Vitória, e tem cerca de 23 mil habitantes mas recebe turistas do Brasil inteiro, especialmente no inverno, por suas baixíssimas temperaturas, também conhecida por seus diversos festivais de gastronômicos e festas espalhados pelo calendário anual.

A cidade foi fundada em 1874 por imigrantes italianos vindos pelo porto de Vitória a bordo do navio La Sofia, que partiu da cidade de Nápoles em 1873, os imigrantes italianos trouxeram consigo sua cultura e tradições, que deixaram uma marca na cidade como a arquitetura, a gastronomia e as festas tradicionais, e são os reflexos da forte herança colonizadora na cidade.

O que fazer em Santa Teresa?

Rua do Lazer

A Rua do Lazer é uma verdadeira viagem no tempo, com o seu polo gastronômico e cultural e suas construções coloridas e charmosas, remete o visitante a uma viagem ao interior da Itália. Ao longo da Rua do Lazer, uma sucessão de bares, restaurantes e cafeterias oferecem desde deliciosas massas italianas até pratos tradicionais capixabas.

Dica: Na região central não deixe de visitar o tradicionalíssimo Giardino, com deliciosos risotos e massas frescas, e o moderno Cafe Haus, que tem a melhor adega da região.

Circuito Caravaggio:

O Circuito do Caravaggio oferece uma envolvente jornada gastronômica e cultural ao longo dos seus 14 quilômetros pela Estrada do Caravaggio, rumo a rampa no final da estrada, localizada a 915 metros de altura, no alto do Vale, tem uma vista que encanta.

O visual inesquecível da rampa do Caravaggio. Imagem Blog Viajantes de estação.


Além de toda a beleza natural do lugar, o turista ainda pode ao longo da estrada conhecer restaurantes, vinícolas e cervejarias, é uma experiência única!

Dica: Escolha visitar a rampa no final da tarde, leve uma toalha ou canga para sentar no gramado e apreciar a paisagem!

Vinícolas

O Circuito Caravaggio é conhecido também por abrigar vinícolas, que produzem vinhos que representam a tradição italiana. Entre elas, a Vinícola Rassele se destaca, oferecendo degustações de vinhos que capturam o terroir único da região.

Cantina Mattiello desde 1996 produzindo vinhos, licores, café torrado, sucos e geleias. Imagem Brasil de vinhos.

Conheça também a Casa dos Espumantes, com o seu premiado champenoise, e agende a degustação harmonizada oferecida pela casa - e com um pouco de sorte, em alguns períodos ambas as vinícolas fazem visitação guiada às plantações de uvas.

Restaurantes

No percurso do Circuito Caravaggio, o restaurante Villagio Zamprogno se destaca com pratos que celebram a tradição italiana, com harmonização de vinhos e cervejas locais.

Vale a visita também no surpreendente Armazém Caravaggio, com pratos super bem elaborados, que revisitam tradicionais pratos italianos, tudo em um ambiente super bem cuidado e ao ar livre.

youtube video id=9CMhKfWtwuY

A Cervejaria 3 Santas, a mais famosa da região, também tem um espaço incrível com uma vista deslumbrante, oferece ótimas pizzas e diversos tipos de cervejas feitas na casa, com estacionamento amplo e espaço kids, é uma ótima pedida para famílias.

Dica: Não deixe de conhecer a Capela de Nossa Senhora do Caravaggio, a construção centenária em homenagem a Santa, abençoa a região desde 1912.


Museu de Biologia Professor Mello Leitão

O Museu de Biologia Professor Mello Leitão, fundado em 1949 pelo cientista Augusto Ruschi, patrono da biologia do Brasil, conta com uma grande área verde preservada, repleta de árvores e flores, um passeio ideal para amantes da natureza e da fotografia.

Santa Teresa é um conhecido destino para o birdwatching no Espírito Santo, que é a observação de pássaros raros. Na imagem a espécie saíra-sete-cores. Imagem Destino Blog.

O local ainda possui viveiros e espécies da fauna brasileira, como cobras, saguis e araras.

Ruschi foi um dos pais da educação ambiental no Brasil e notável defensor contra o desmatamento da floresta Amazônica, era conhecido como “pai dos beija-flores”.

A cidade foi o local onde Augusto Ruschi (1915- 1986) nasceu e viveu para a biologia e pesquisas, ele classificou cerca de 80% das espécies brasileiras de colibris e catalogou mais de 600 espécies de orquídeas.

Onde se hospedar?

Distante 7 quilômetros do centro, o Circuito Caravaggio dispões de diversas acomodações em cabanas e casas e são uma ótima opção, o Chales Villa Caravaggio tem uma ótima estrutura.

Já se você prefere uma hospedagem de alto padrão, a Vale dos Pássaros Pousada e Spa é a melhor estrutura da região, fica na entrada da cidade e oferece um excelente café da manhã, não aceita crianças abaixo de 14 anos.

A Pousada e Spa Vale dos Pássaros é famosa por seu café da manhã e SPA. Imagem Vale dos Pássaros.

A melhor época para visitar Santa Teresa é durante a primavera ou o outono, quando o clima é mais ameno, faz sol durante o dia e as noites são mais frescas. Já no inverno as temperaturas podem chegar a 0º, com dias de sol em sua maioria. No verão chove bastante, mas os preços são mais atrativos.

E não deixe de fazer reservas antecipadas em pousadas e restaurantes, a cidade é bem disputada especialmente aos finais de semana.

Arrume as malas, não esqueça o casaco e vamos viajar!