Mudança do tempo no Feriado de Corpus Christi: formação de ciclone traz chuva para SC e o PR; veja a previsão

O Feriado de Corpus Christi contará com o aumento de nebulosidade e chuva sobre os estados de SC e do PR. A formação de um ciclone muda o tempo na região nos próximos dias.
Nas últimas horas as chuvas intensas têm tomado conta do Rio Grande do Sul. No estado gaúcho diversas cidades já registraram problemas como alagamentos, transbordamentos de rios e arroios, queda de árvores, estradas interditadas e diversos outros danos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas no estado catarinense e paranaense, grandes cidades estão na lista como Cascavel/PR, Joinville/SC, Blumenau/SC e Umuarama/PR.
A seguir veja a previsão do tempo com mais detalhes para esta quinta-feira (19).
Quinta-feira: começa a mudança do tempo em SC e PR
A quinta-feira (19) será com tempo fechado em todo o estado de Santa Catarina e em grande parte do território paranaense. Nas primeiras horas do Feriado de Corpus Christi há previsão de chuva para o estado catarinense com intensidade que varia de fraca a moderada. Áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul devem ficar em alerta, devido ao solo já encharcado das chuvas das últimas horas.

No decorrer da manhã, as chuvas se espalham por Santa Catarina e irá se concentrar em áreas do oeste do estado, onde atinge cidades como Chapecó/SC, São Miguel do Oeste/SC, Xanxerê/SC e alguns pontos dos Campos de Lages que abrange os municípios de São Joaquim/SC, Lages/SC e São José do Cerrito/SC.
Até o final da manhã o tempo fica estável em boa parte do Estado do Paraná, com exceção da divisa com Santa Catarina, onde o tempo permanece fechado desde o final desta quarta-feira (18). No sul do estado, há previsão de pancadas de chuva pontuais em Pato Branco/PR e Francisco Beltrão/PR.

O período da tarde será marcado pelo avanço da frente fria sobre Santa Catarina e que muda o tempo sobre o Estado do Paraná. As áreas onde durante a manhã estavam com pouca nebulosidade, durante a tarde terá o aumento de nuvens neste Feriado de Corpus Christi.
Chuvas intensas são previstas para a divisa do estado catarinense e gaúcho. No Paraná, as chuvas vão ocorrer com maior concentração no oeste do Estado. As cidades de Cascavel/PR, Bituruna/PR e Santo Antônio do Sudoeste/PR vão registrar pancadas de chuva durante a tarde e início da noite de quinta-feira (19).
Sexta-feira: formação de ciclone na costa Sul do Brasil
Um ciclone se forma nesta sexta-feira (20) na costa da Região Sul do Brasil. A presença do sistema na altura dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina proporciona a formação de nuvens de precipitação sobre o interior do estado catarinense e áreas do Paraná.
O modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica que a formação do ciclone se inicia no decorrer da madrugada e já provoca chuvas com maior intensidade sobre o sudoeste do Paraná e noroeste de Santa Catarina.

Com o passar das horas, o ciclone se consolida e ganha intensidade, devido ao transporte de umidade vindo por meio dos jatos de baixos níveis. Desta maneira, áreas da região oeste, central e sudoeste do Paraná vão registrar chuvas na tarde de sexta-feira (20).
O maior volume acumulado fica por conta de áreas próximas as cidades de Concórdia/SC, Capinzal/SC e Chapecó/SC. Nestes municípios a quantidade acumulada entre hoje (18) e sexta-feira (20) fica acima dos 85 mm.

Grandes volumes de precipitação em um curto período de tempo, pode provocar alagamentos nas cidades catarinenses. As chuvas também vão ocorrer na capital Florianópolis/SC, no entanto, os volumes são baixos entre 10 e 15 mm.
A quantidade de chuva prevista para algumas cidades paranaenses como Pato Branco/PR e Clevelândia/PR variam entre 70 e 90 mm. Nas demais áreas do Paraná, volumes menores são indicados pelo modelo, em Cascavel/PR previsão de 26,7 mm e de 22,6 em Ubiratã/PR. Na capital Curitiba/PR as chuvas chegam a partir de sexta-feira (20) com acumulados de 6 mm.