Alerta de chuvas volumosas e temporais na Região Sul

Nos próximos dias chuvas volumosas deixam em alerta o norte do Rio Grande do Sul, o estado de Santa Catarina e o Paraná. São esperado volumes próximos de 100 mm em 48 horas.

alerta inmet temporais
Nos próximos dias chuvas volumosas levam potencial para transtornos para parte da Região Sul, com acumulados de até 100 mm em Santa Catarina.

Uma mudança de padrão está em andamento com retorno das chuvas para boa parte do país, dando início de fato para a estação chuvosa. Mas antes de a umidade se espalhar pelo Brasil Central, as chuvas ocorrem na Região Sul, deixando em alerta o norte do Rio Grande do Sul até o centro-sul e leste do Paraná.

Alertas para a Região Sul

Nesta quarta-feira (07), a atuação de uma cavado proporcionou aumento da nebulosidade e a ocorrência de chuvas isoladas no leste e norte do Rio Grande do Sul, no meio oeste catarinense e no sul do Paraná.

A partir desta tarde, as instabilidades ganham intensidade e abrangência levando potencial para temporais no noroeste gaúcho e sul catarinense, com chuvas moderadas ocorrendo no oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná. Condição esta que se mantém até o fim do dia, enfraquecendo durante a noite.

Na quinta-feira (08), no início da manhã, a região de cavado, que havia enfraquecido, volta a se aprofundar favorecendo o desenvolvimento de novas instabilidades. Temporais são esperados no oeste de Santa Catarina, com pancadas isoladas entre o norte do Rio Grande do Sul e o restante do território catarinense se estendendo para o sul e leste do Paraná.

No decorrer do dia da manhã e do dia, chuvas de moderada a forte intensidade em todo o território catarinense, faixa norte do Rio Grande do Sul, sul e leste do Paraná. A porção mais central paranaense também recebe chuvas, porém na forma de pancadas isoladas.

No entanto, o alerta fica para o período da noite, quando são esperadas as chuvas mais volumosas no sul, norte e leste de Santa Catarina, com potencial para alagamentos, inundações e intensa atividade elétrica. No leste do Paraná, na região metropolitana de Curitiba, há potencial para a ocorrência de temporais durante a madrugada.

No início da manhã de sexta-feira (09), novas instabilidades se formam agora sobre o Paraná deixando em alerta para temporais no oeste e centro-sul do estado, condição esta que se mantém para o decorrer do período, com aumento gradativo da intensidade. No restante do Paraná e em Santa Catarina, a previsão é de chuvas de fraca intensidade.

No período da tarde, as instabilidades voltam a provocar chuvas volumosas no leste paranaense e no norte catarinense, com redução a partir do fim do dia, quando passa a chover no centro-sul e leste do estado de São Paulo. Os acumulados desde o dia anterior podem atingir os 100 mm no leste do Paraná e de Santa Catarina.