Alerta de chuva volumosa para o litoral do Nordeste
Devido aos ventos persistentes que sopram do oceano em direção a costa, o litoral nordestino vem registrando volumes elevados e a tendência é de que as chuvas continuem.

Neste último fim de semana instabilidades que se formaram no oceano, próximo a costa leste do Nordeste, provocaram muita chuva desde o norte da BA até o estado da PB. Segundo as estações do INMET os acumulados para esse fim de semana foram de 107mm em João Pessoa-PB, de 109mm em Conde-BA, de 112mm em Recife-PE e de 163mm em Maceió-AL.
Previsão do Tempo
Nesta segunda-feira (23) a circulação dos ventos que sopram do oceano continuam a transportar umidade para o litoral leste do Nordeste. Assim, instabilidades se formam e provocam chuva volumosa ao longo do dia, deixando em alerta a faixa entre Maceió e Natal, com destaque para Recife, onde são esperados os maiores volumes. Na região entre Porto Seguro e Salvador, também chove de maneira intensa, trazendo potencial para alagamentos e deslizamento de terra.
No restante do país as chuvas continuam no AP e no norte dos estados do PA, MA e PI. Já no Centro-Oeste a previsão é tempo firme e ensolarado, com previsão de pancadas de chuva isoladas na parte da tarde em GO. No Sudeste, as chuvas da tarde ocorrem de forma um pouco mais abrangente em todo o estado de MG, norte e leste de SP, e com maior intensidade e abrangência no RJ e ES. E na Região Sul, áreas de instabilidade se espalham por todo o RS e sul de SC, perdendo força, mas podem provocar chuva isolada.
Na terça-feira (24), as chuvas reduzem de intensidade entre Recife e Natal, onde na parte da tarde o tempo fica mais firme. Já na faixa litorânea entre o AL e o Sul da BA, o tempo fica nublado ao longo do dia, com chuva de moderada a forte intensidade, ocorrendo já pela manhã e reduzindo de intensidade somente no fim do dia. Alerta para alagamentos e deslizamentos de terra para Porto Seguro, Salvador, Aracajú e Maceió.

No Centro-Oeste e Sudeste, a previsão não muda em relação à do dia anterior, no entanto, no RJ e ES, o tempo fica mais nublado e chuvoso, com chuvas ganhando força a partir da tarde e trazendo potencial para transtornos. No Sul, o predomínio é de tempo firme e de temperaturas em elevação, com maior concentração de nuvens nas áreas de fronteira com o Uruguai, onde podem ocorrer pancadas de chuva isoladas na parte da tarde.
Na quarta-feira (25) os alerta do dia anterior se mantêm para o Nordeste e estados do RJ e do ES. O potencial de chuva do Centro-Oeste e do restante do Sudeste diminui, deixando o tempo firme e ensolarado ao longo do dia, com previsão de chuva bastante isolada na parte da tarde. Na Região Sul, um ciclone que se forma no oceano na altura do Uruguai, favorece a maior atuação dos ventos de norte e, consequentemente, do aumento das temperaturas. Esse sistema provoca temporais já pela manhã no país vizinho e, a partir da tarde no sul do RS.
Quando o tempo muda?
No restante da semana ainda será observada muita chuva no litoral nordestino e o predomínio de tempo seco no Centro-Sul do país, o que contribui para o aumento das temperaturas e da sensação de calor. Entre o próximo domingo (29) e a segunda-feira (30), uma frente fria se forma no Uruguai e avança em direção ao Sul do Brasil, trazendo uma tendência de diminuição das temperaturas na próxima semana.