Chuvas intensas ainda no Sudeste e tempo firme predomina no Sul

Frente fria se mantém atuante e chuvas continuam a ocorrer no Centro-Norte do país. No Sul, os ventos passam a atuar de quadrante norte e o calor retorna ao longo do dia.

Chuvas continuam a levar potencial para transtornos no Centro-Oeste e principalmente no Sudeste.

Ao longo desta sexta-feira (28), a frente fria que vem atuando na altura do Sudeste, se encontra um pouco mais ao norte sobre o estado do Espírito Santo e o sul da Bahia, o que deixa o dia chuvoso nessas áreas, em Minas Gerais e em Goiás. Há potencial para transtornos como alagamentos, inundações e deslizamentos, uma vez que chove ao longo do dia e com forte intensidade no início da manhã e a partir do meio da tarde.

No Centro-Sul o tempo firme predomina, com céu mais fechado e ocorrência de chuva no leste e norte de São Paulo e no Rio de Janeiro, onde também as temperaturas ficam amenas. Na Região Sul, ligeira sensação de frio pela manhã e calor a partir do fim da manhã, No norte do Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso, há potencial para temporais a partir da tarde.

Alertas e destaques para o fim de semana

No sábado (29), sem grandes mudanças. Mesmo com o afastamento da frente fria uma região de cavado próximo a costa do sul da Bahia mantém o tempo instável em parte do Centro-Leste do país. Chuvas de moderada intensidade pela manhã desde o norte do Espírito Santo e do sul baiano até o estado de Rondônia, passando pelo centro-norte e leste do Mato Grosso, estado de Goiás, Minas Gerais e região do MATOPIBA. A partir do meio da tarde, há alerta de chuvas intensas nessas áreas com a inclusão do norte e litoral norte paulista, do Vale do Paraíba e do Rio de Janeiro.

No restante do leste de São Paulo e no leste dos estados do Paraná e de Santa Catarina, o tempo fica mais fechado devido a circulação dos ventos que transportam umidade para o continente, com chance para chuva fraca e isolada a noite. Já nas demais áreas da Região Sul, o tempo firme predomina e faz calor na parte da tarde.

No domingo (01), o tempo continua instável, com chuvas ocorrendo ao longo do dia no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, no centro-norte de Minas Gerais, no estado de Goiás e na região do MATOPIBA, com potencial para transtornos entre o meio da tarde e o início da noite no norte de São Paulo, litoral norte paulista, Vale do Paraíba, no Rio de Janeiro, centro-sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro e sul de Goiás.

Na Região Sul, há aumento da nebulosidade sobre o centro-leste dos estados do Paraná e de Santa Catarina, com previsão de chuva fraca somente no leste paranaense e no norte catarinense. As temperaturas continuam amenas pela manhã e no fim do dia, mas na parte da tarde o calor se faz presente.