Alerta: baixa umidade e a chegada da próxima massa de ar frio intenso

Até o fim do mês a incursão de massa de ar frio está mais restrita ao sul da Região Sul. Tempo seco e com temperaturas em elevação vão predominar em boa parte do país. Para quando é esperada a próxima virada do tempo e massa de ar frio? Contamos aqui.

alerta umidade do ar
Massa de ar seco, temperatura em elevação e queda da umidade do ar em boa parte do Brasil.

Nos próximos dias o tempo firme predomina em boa parte do país, dando início de fato ao período seco no Brasil Central, principalmente, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.

Com mais detalhes, há uma condição de bloqueio atmosférico que dificulta o avanço de sistemas frontais até a Região Sudeste.

Neste feriado volta a chover na Região Sul, com potencial para pancadas isoladas e temporais. Os detalhes serão publicados neste dia 20 de abril na nossa seção de previsão.

Assim, volta a chover com frequência na Região Sul e no leste do Nordeste, uma vez que o principal elemento que contribui para essa condição é um sistema de alta pressão no Atlântico, que se encontra mais próximo do continente e contribui para um aumento dos ventos de leste sobre o Nordeste, favorecendo o transporte de umidade e, consequentemente, para as chuvas frequentes.

Alerta para baixa umidade do ar

Em virtude da atuação de uma massa de ar seco e amplitude térmica aumenta e a umidade relativa do ar atinge patamares abaixo dos 30% podendo chegar aos 20% em algumas regiões do Brasil Central.

Devido à persistência dessa condição até o fim do mês, os índices de umidade podem ficar abaixo dos 20%, com maior probabilidade de ocorrência entre o oeste e norte de São Paulo, o Triângulo Mineiro, o sul de Goiás, o sudeste do Mato Grosso e o leste e norte do Mato Grosso do Sul.

Oscilação Antártica (AAO) como principal fator da mudança

A atualização da AAO do dia 19 de abril trouxe uma mudança considerável mostrando uma intensa tendência de queda com possibilidade de atuação do índice em valores negativos.

AAO index
Análise e previsão da Oscilação Antártica.

Essa condição proporciona uma maior frequência de sistemas transientes de precipitação pelo centro-sul do país e, consequentemente para esta época do ano, também de massas de ar frio.

ECMWF
Anomalias de temperatura para a primeira semana de maio, segundo o modelo ECMWF.

Assim, há a possibilidade de que na transição do mês haja um evento de frio, que analisando os mapas de anomalia de temperatura semanais, possa ocorrer na primeira semana de maio.

Anomalias de temperatura para a segunda semana de maio, segundo o modelo ECMWF.

Há grande chance de se tratar de um evento mais intenso até o momento, tendo em vista a intensidade, até então, da tendência de queda da AAO e das anomalias de temperatura para a segunda semana de maio. Vale lembrar que se trata de uma tendência e a previsibilidade da intensidade da variação da AAO é bastante volátil. A equipe Meteored Brasil continuará monitorando este evento.