Alerta de tempo severo para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

A partir desta quarta-feira (13) áreas de instabilidade intensas atingem o Centro Sul do Brasil, trazendo potencial para chuvas torrenciais e fortes rajadas de vento. Há risco para transtornos como alagamentos, inundações, destelhamentos e deslizamento de terra.

Chuvas torrenciais trazem potencial para alagamentos, inundações e deslizamentos em boa parte do Centro-Sul.

A formação de um sistema frontal ao longo dessa quarta-feira (13) traz potencial para tempestades e chuvas volumosas no Sul do Brasil, a partir do fim da manhã no noroeste e oeste gaúcho e oeste catarinense. Pancadas isoladas podem ocorrer no restante do Rio Grande do Sul. A partir do meio da tarde os temporais se espalham pelo restante da Região, atingindo o leste dos estados de Santa Catarina e do Paraná entre o fim da noite a madrugada.

No Centro-Oeste e no Sudeste, apesar de as chuvas na parte da tarde ocorrerem de forma isolada, há potencial para temporais e transtornos no Mato Grosso, sul de Goiás, metade sul e leste do Mato Grosso do Sul, estado de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro. No Espírito Santo, os ventos continuam a transportar umidade do oceano e o tempo se mantém instável, com risco de chuvas volumosas até o meio da tarde.

Alertas para a quinta-feira e a sexta-feira

A quinta-feira (14) inicia com chuvas intensas e potencial para transtornos na metade norte e leste do Rio Grande do Sul, nos estados de Santa Catarina e do Paraná, metade sul e oeste do Mato Grosso do Sul, oeste e centro-sul de São Paulo.

A partir da tarde a frente fria avança, deixando em alerta todo o território paulista, o Rio de Janeiro, todas as regiões do Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, metade sul de Minas Gerais e o estado do Espírito Santo. Risco elevado para essas áreas devido ao potencial para alagamentos, inundações e deslizamentos de terra em áreas inclinadas.

Na Região Sul, as chuvas continuam com fraca a moderada intensidade no leste gaúcho e em todas as regiões de Santa Catarina e do Paraná, com tempo firme a partir da noite. Agitação marítima intensa em toda a costa da Região e do Sudeste.

Na sexta-feira (15), um ciclone extratropical se encontra no oceano próximo a costa entre os estado de Santa Catarina e de São Paulo, o que mantém o tempo instável em todo o Sudeste e em boa parte do Centro-Oeste. A agitação marítima continua intensa e também é destaque para a faixa que vai desde o Rio Grande do Sul até o sul da Bahia.

Alerta de chuvas de moderada a forte intensidade pela manhã no estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, com potencial para alagamentos e inundações. No Mato Grosso, sul de Goiás e norte do Mato Grosso do Sul, as chuvas ocorrem de forma mais isolada e com fraca a moderada intensidade.

Na parte da tarde, as chuvas continuam com moderada intensidade nessas localidades e, mais para o fim do dia e noite, há potencial para chuvas intensas no norte do Rio de Janeiro, no Espírito Santo, metade norte de Minas Gerais e de Goiás e todo o estado do Mato Grosso. Durante a noite as chuvas volumosas passam a trazer potencial para transtornos no norte capixaba e no sul da Bahia.