Agosto termina com previsão de chuva em quase todos os estados do Brasil em pleno período seco

Chuvas se formarão em todas as regiões do Brasil neste final de semana, com destaque para o Sul, Sudeste e Norte. Mesmo sendo menos afetados, o Nordeste e o Centro-Oeste também registrarão chuvas fracas.

Embora a porção central do país ainda continue registrando tempo predominantemente firme e seco, ao longo dos próximos dias haverá ocorrência de chuva em muitos estados do país - uma situação atípica, levando-se em consideração que estamos no meio da estação mais seca do ano.

Num geral, espera-se volumes de chuva de até 50 mm por dia, com possibilidade de ventos de até 60 km/h no centro-sul do país. Isso não deve trazer grandes transtornos, mas pode ocasionar pequenos cortes na energia elétrica, quedas de galhos de árvores e alagamentos breves em alguns municípios.

Isso ocorre devido à presença de diversos sistemas meteorológicos diferentes, inclusive o avanço de duas frentes frias. Vamos conferir a seguir os detalhes dessa previsão por região!

Região Sudeste

Na região Sudeste, um sistema frontal já tem causado pancadas de chuva moderadas nos últimos dias - inclusive tempestades com raios na capital, algo muito incomum para o período de inverno.

Previsão de acumulados totais de chuva no Sudeste até o final do domingo.
Previsão de acumulados totais de chuva no Sudeste até o final do domingo mostra que as pancadas de chuva atingem todos os estados, com volumes de até 50 mm de chuva entre SP, RJ e MG.

Previsões indicam que chuvas fracas a moderadas devem continuar ao longo da sexta-feira (29) e do sábado (30) em todos os estados do Sudeste - embora o norte de Minas Gerais e o oeste de São Paulo permaneçam com tempo mais firme e seco.

Região Sul

Já na região Sul, após a passagem dessa frente, chuvas fracas continuaram se formando no leste de Santa Catarina e do Paraná, em grande parte devido à circulação de ventos e umidade vindo do oceano.

Previsão de nebulosidade e chuvas neste domingo durante a noite.
Previsão de nebulosidade e chuvas neste domingo durante a noite mostra nebulosidade intensa e pancadas de chuva voltando a atingir o sudoeste do RS, além de chuvas fracas em SC e PR.

No entanto, já neste próximo domingo (31), uma nova frente fria volta a se formar e atingir o sudoeste do Rio Grande do Sul com chuvas intensas que devem continuar e se intensificar ao longo da semana que vem.

Região Norte

Em grande parte da região Norte, por sua vez, pancadas de chuva localizadas devem se formar ao longo dos próximos dias, com os maiores acumulados atingindo o estado do Amazonas e de Roraima.

Previsão de densidade de raios no domingo durante a tarde.
Previsão de densidade de raios no domingo durante a tarde mostra tempestades com raios se formando em grande parte da região Norte. Destaque para Amazonas, Acre e Rondônia.

Ainda assim, outros estados também serão atingidos pelas chuvas, incluindo Acre e Rondônia, onde muitas tempestades com raios podem se formar; além do Amapá e parte do Pará (em especial o extremo norte e oeste do estado), o que inclui a capital Belém.

Região Nordeste

Na região Nordeste, o tempo permanece firme e seco em todo o interior, onde há inclusive um alerta vigente do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para baixas umidades relativas do ar - que podem chegar a valores entre 20% e 12%, ocasionando risco de incêndios florestais e à saúde.

Mapa de acumulados totais de chuva no país.
Mapa de acumulados totais de chuva no país ilustra quais serão as regiões mais ou menos afetadas pela chuva nos próximos dias. Destaque para a porção central do país, que continua seca.

Ainda assim, a circulação de ventos e umidade do oceano cai continuar ocasionando muita nebulosidade e chuvas fracas em todo o litoral e o extremo leste dos estados durante o próximo final de semana - como é possível notar na figura acima.

Região Centro-Oeste

A região menos afetada pela chuva é o Centro-oeste, onde chuvas fracas se formam apenas no Mato Grosso do Sul, e pancadas localizadas atingem o extremo norte e oeste do Mato Grosso. No entanto, continua predominando o tempo seco na maior parte dos municípios.

Boa parte da região também segue sob alerta de baixa umidade relativa, assim como o interior da região Nordeste, o que pode ocasionar ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz, além de agravar quadros de doenças respiratórias.