Chuvas vão se espalhar pelo Sudeste do Brasil e há alertas de tempestades nesta sexta (29) e sábado (30); confira

O tempo vai mudar e as chuvas vão se espalhar por parte da Região Sudeste nos próximos dias. Há alerta de tempestades e pancadas de forte intensidade para SP, MG e RJ.
Após a passagem de uma frente fria pelo centro-sul do Brasil, que provocou chuvas intensas e elevado acumulado na Região Sul, principalmente nos estados de Santa Catarina e do Paraná, uma área mais instável se mantém no leste entre as regiões Sul e Sudeste.
Essa área mais instável ganha intensidade e se desloca para sobre a Região Sudeste, favorecendo as ocorrências de pancadas de chuva de até forte intensidade e de tempestades pontuais nos próximos dias, nesta sexta-feira (29) e sábado (30).
Quinta-feira: tempo firme predomina em boa parte da Região
Nesta quinta-feira (28), o tempo firme vai predominar em praticamente todo o Sudeste, com tempo mais fechado no sul e região do litoral do estado de São Paulo. Na região metropolitana da capital paulista, o céu fica nublado no período da manhã, com o sol aparecendo entre nuvens à tarde, com maior concentração de nuvens na zona sul e na região do Grande ABC. No período da noite, a nebulosidade aumenta, juntamente com os ventos, que ajudam a aumentar a sensação de frio no leste de São Paulo, com possibilidade de chuva fraca e chuvisco no litoral paulista e na região da capital.

Destaque ainda para o estado de São Paulo, onde, na porção oeste, instabilidades provocam pancadas isoladas no início da noite, com possibilidade de chuva na região central e norte no decorrer do período.
Sexta-feira: chuvas começam a se espalhar pelo Sudeste
Na sexta-feira (29), na madrugada, as instabilidades da noite anterior continuam se espalhando e provocam chuvas de fraca intensidade no norte do estado de São Paulo, no sul de Minas Gerais e nas localidades do Triângulo Mineiro, mais próximas do território paulista. Essa possibilidade de chuva se mantém no período da manhã.
No leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, o tempo fica nublado na primeira parte do dia, com possibilidade do surgimento do sol em breves momentos. Há possibilidade de chuva fraca ou chuvisco no litoral paulista e na região serrana do Rio de Janeiro.

No período da tarde, a região instável se desloca para o leste e norte e contribui para pancadas de chuva em todo o leste e nordeste de São Paulo, no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Mais para o fim do dia, há potencial de pancadas de forte intensidade e de tempestades pontuais, que também podem atingir a região de Belo Horizonte e do Triângulo Mineiro, além das áreas citadas anteriormente.
No período da noite, as chuvas ocorrem de forma mais homogênea, com fraca a moderada intensidade no sul, centro e leste de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e na região do litoral norte paulista e do Vale do Paraíba.
No leste de São Paulo e no Espírito Santo, a circulação dos ventos promovida pela massa de ar frio no oceano contribui para o tempo nublado e com chuva, além do frio.
Sábado: chuvas ganham intensidade entre SP, RJ e MG
Já na madrugada do sábado (30), as chuvas ganham intensidade entre o sul do Rio de Janeiro e a região do litoral norte paulista e do Vale do Paraíba. Essa condição se mantém ao longo da manhã e pode provocar alagamentos nessas áreas e dificuldades nas vias. Ao mesmo tempo, o tempo segue fechado no leste de São Paulo, no sul, leste e centro de Minas Gerais, incluindo a região de Belo Horizonte, e há possibilidade de chuva fraca e contínua.

No período da tarde, as instabilidades mais intensas migram para o estado de Minas Gerais e deixam alertas de pancadas de até forte intensidade e de tempestades pontuais sobre o sul mineiro e região de Belo Horizonte. Pancadas isoladas passam a atingir a região de Governador Valadares no território mineiro.
Já no estado de São Paulo, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, o tempo firme predomina, com maior concentração de nuvens sobre o estado capixaba e sol para os territórios paulista e fluminense.

No período da noite, a tendência é de diminuição das chuvas, tendendo para o tempo mais firme no decorrer da madrugada e de todo o domingo (31), com tempo mais fechado somente no leste de Minas Gerais e no Espírito Santo.