A quinta-feira terá incursão de massa de ar frio e alerta de chuva intensas e de tempestades; veja a previsão

Uma nova massa de ar frio vai avançar sobre o país a partir desta quinta-feira , além disso os alertas de chuvas intensas estão ativos juntamente com e elevação nos riscos de tempestades.

    Nos últimos dias temos visto previsão de chuvas para áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil devido a passagem de uma frente fria sobre a região, o que auxiliou na formação de um fraco canal de umidade sobre essas áreas. Com isso, as chuvas voltaram a ocorrer, mas de forma isolada e bastante irregular.

    A partir desta quinta-feira (13), a formação de um novo ciclone extratropical na costa leste do Rio Grande do Sul vai auxiliar na incursão de uma nova frente fria sobre o país. E as temperaturas vão diminuir sobre a região Sul e em partes do Sudeste e Centro-Oeste devido a entrada de uma massa de ar fria.

    Se a primeira massa de ar polar ficou mais restrita aos estados do Sul do Brasil, desta vez a massa de ar frio vai avançar mais sobre o país alcançando áreas do Centro-Oeste e do Sudeste. O que vai trazer pequenos alívios nas temperaturas, mas nem toda a região terá alívio:

    • Oeste do estado de São Paulo as temperaturas permanecem acima dos 30°C;
    • Centro-norte de Minas Gerais os termômetros podem atingir a marca dos 34°C;

    Por outra visão, se a massa de ar frio está se deslocando, em sua dianteira existe uma frente fria e desta forma teremos chuvas e até mesmo tempestades, o que liga o sinal de alerta para algumas regiões que possam vir a registrar transtornos.

    A seguir a previsão com maiores detalhes para esta quinta-feira (13).

    Ciclone extratropical auxilia na incursão de uma massa de ar frio sobre o país

    A formação de um ciclone extratropical sobre a costa leste do Rio Grande do Sul vai auxiliar no avanço de uma massa de ar fria sobre o Brasil. A massa de ar polar deve trazer alívio para partes dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

    O friozinho já poderá ser sentido a partir da tarde de quinta-feira (13), cidades do Rio Grande do Sul como Bagé/RS e Caxias do Sul/RS tem previsão de temperatura máxima entre 19 e 20°C. Municípios do oeste do Mato Grosso do Sul também têm previsão de temperaturas mais baixas. Em Porto Murtinho/MS, uma das cidades mais quentes do Brasil, durante a tarde a máxima não deve ultrapassar os 26°C.

    Anomalia de temperatura horária para a tarde de quinta-feira (13).
    Anomalia de temperatura horária para a tarde de quinta-feira (13).

    Porém, a massa de ar frio não irá aliviar o calor em todas as regiões de São Paulo e Minas Gerais. No noroeste paulista, os termômetros ainda poderão marcar temperaturas na casa dos 33°C, caso de Votuporanga/SP e São José do Rio Preto/SP, e de 34°C em Uberlândia/MG no Triângulo Mineiro.

    Quinta-feira com alertas de chuvas intensas e tempestades

    A quinta-feira (13) também possui alertas de chuvas intensas e tempestades para grande parte do centro-sul do Brasil, com exceção do norte e oeste do Rio Grande do Sul.

    O dia amanhece com tempo parcialmente nublado e chances de pancadas de chuva em algumas regiões do norte paranaense, cidades como Londrina/PR e Cornélio Procópio/PR poderão registrar chuva leve logo pela manhã. Nas demais áreas, o tempo vai intercalar com períodos de sol e também períodos com cobertura de nuvens deixando o tempo abafado.

    Previsão de nebulosidade e precipitação para a tarde de quinta-feira (14), segundo o modelo ECMWF.
    Previsão de nebulosidade e precipitação para a tarde de quinta-feira (14), segundo o modelo ECMWF.

    Durante a tarde, à medida que uma nova frente fria vai ganhando forma, os riscos de chuvas intensas e da ocorrência de tempestades aumentam. O modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica áreas como o sul e leste do Paraná, norte de Santa Catarina, litoral de São Paulo, oeste e sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro com potencial para tempo instável na tarde desta quinta-feira (13).

    Previsão de chuva acumulada entre a quarta-feira (12) e quinta-feira (13).
    Previsão de chuva acumulada entre a quarta-feira (12) e quinta-feira (13), segundo o modelo ECMWF.

    O acumulado de chuva para esta quinta-feira (13) indica que as atenções devem ficar voltadas para o extremo sul do Rio Grande do Sul e para o leste do Paraná e Santa Catarina. Em algumas cidades o volume de chuva poderá ser superior aos 50 mm, caso de São José dos Pinhais/PR (51,4 mm) e Piraquara/PR (63,7mm), localizadas na região Metropolitana de Curitiba.