Segunda massa de ar frio atua no Brasil nos próximos dias: ciclone extratropical ajuda a impulsionar ar frio
Um ciclone se formará na altura do Rio Grande do Sul e do Uruguai entre a quinta e a sexta-feira, impulsionando frente fria que trará chuvas para o centro do país e uma massa de ar frio que fará as temperaturas caírem em diversos estados do país.

Os resquícios de uma frente fria estão atuando sobre o Brasil neste momento, causando pancadas de chuva pontuais no extremo norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, Paraná, sul do Mato Grosso do Sul, leste de São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e sul do Espírito Santo.
No entanto, previsões indicam que o tempo pode mudar já ao longo dos próximos dias, trazendo chuvas e queda das temperaturas para vários destes municípios.
Ciclone extratropical impulsionará frente fria sobre o país
Na quinta-feira (13), uma região de baixa pressão vai começar a se aprofundar na altura do Rio Grande do Sul e do Uruguai, se transformando em um ciclone extratropical já entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira (14). O sistema vai impulsionar uma frente fria em direção norte, avançando mais que a anterior.

Entre o sábado (15) e o domingo (16), a frente fria reorganizará o tempo sobre o Brasil, causando pancadas de chuva sobre o Sudeste e o Centro-Oeste em regiões que estavam registrando tempo bastante seco nas últimas semanas, mudando o panorama meteorológico no país. Entre os estados mais afetados estarão:
- São Paulo, onde pancadas de chuva se formam em praticamente todos os municípios durante o fim de semana;
- Rio de Janeiro, onde chuvas atingem em especial a região metropolitana e o sul fluminense;
- Minas Gerais, onde tempestades se formam especialmente no Alto Paranaíba e no sul mineiro, mas podem atingir a também região metropolitana de Belo Horizonte;
- Mato Grosso do Sul, especialmente no centro-norte do estado;
- Goiás em grande parte dos municípios;
- Distrito Federal, tempestades podem se formar especialmente no sábado.

A chuva e o aumento de nebulosidade por si só já ajudam bastante a aliviar o calor e fazer as temperaturas caírem levemente em toda essa região mencionada. Mas em paralelo, uma massa de ar frio também avançará pelo sul do país com maior intensidade, impulsionada pelo ciclone extratropical.
Ciclone ajuda a impulsionar o frio sobre o país
Na sexta-feira (14), a massa de ar frio já estará sendo sentida com força sobre o Rio Grande do Sul, fazendo as temperaturas caírem também em Santa Catarina, oeste do Paraná e boa parte do Mato Grosso do Sul.
Ao longo do sábado (15) e do domingo (16), a massa de ar frio também trará uma queda amena das temperaturas para o leste da região Sul e parte do estado de São Paulo, inclusive a região Metropolitana. Na capital paulista, a máxima cai de 30°C nesta quinta-feira (11) para apenas 22°C no Domingo (16).

Ainda assim, o norte do estado de São Paulo e os demais estados do Sudeste continuarão sem receber um alívio para o calor intenso, que permanece. Termômetros continuarão atingindo máximas de até 36°C no norte de São Paulo e até 38°C no extremo norte de Minas Gerais e Espírito Santo.
Vale notar que estamos falando de um cenário de grande escala, e portanto as chuvas e a queda de temperaturas podem variar de um município para o outro. Por isso, não deixe de acompanhar as previsões específicas para a sua cidade disponíveis aqui no site da Meteored | Tempo.com.