Nos próximos dias uma frente fria passa de forma r[aida provocando pouca chuvas na Região Sul. Por outro lado o tempo seco e quente se mantém em boa parte do país, favorecendo o cenário de queimadas.
Nos próximos dias uma frente fria passa de forma r[aida provocando pouca chuvas na Região Sul. Por outro lado o tempo seco e quente se mantém em boa parte do país, favorecendo o cenário de queimadas.
Para os próximos 10 dias o calor aumenta gradativamente em todas as regiões, com maiores máximas do ano podendo ser registradas. Umidade relativa no Brasil Central pode atingir valores de deserto.
Nesta semana o tempo instável se mantém na Região Sul e as chuvas passam a ocorrer também em Santa Catarina, que levam potencial para transtornos. Por outro lado, o tempo seco agrava os índice de umidade no Brasil Central.
Setembro representa um dos meses de transição da estação seca para a úmida. Será que as chuvas volta a ocorrer no Brasil Central? Será um mês de muito calor? Quais os fatores climáticos predominantes? Confira as respostas aqui.
Nesta primeira semana de Setembro as chuvas volumosas continuam a ocorrer e levam potencial para queda de granizo no Rio Grande do Sul. Destaque também para a formação de um ciclone extratropical que ajuda a levar chuva também para Santa Catarina
Padrão de bloqueio se mantém nos próximos dias, com sistema frontais com dificuldade de avançar. Chuvas se concentram no Rio Grande do Sul e o tempo firme e quente predomina em boa parte do país.
Uma configuração de bloqueio dificulta o avanço de sistema frontais e contribui para o aumento das temperaturas no Centro-Sul do país. Instabilidade levam potencial para temporais em parte do Rio Grande do Sul.
Mesmo com o afastamento da massa de ar polar, o ar frio ainda se mantém sobre boa parte do país. Maior destaque dessa semana para a formação de um ciclone que pode adquirir características subtropicais.
O avanço da intensa massa de ar polar contribui para levar o frio para boa parte do país. Além disso, essa condição representa o início da mudança de padrão para as próximas semanas.
Para os próximos dias há vários destaques nas condições do tempo. Há previsão para a redução das chuvas, ocorrência de neve e para o avanço de uma intensa massa de ar polar que trás potencial para uma onda de frio histórica.
A combinação de uma massa de ar polar muito intensa e da permanência de uma sistema frontal sobre o Centro-Sul do Brasil, traz condições muito favoráveis à precipitação de neve na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina no final desta semana!
A presença de uma frente estacionária entre as regiões Sul e Sudeste mantém o tempo chuvoso em vários Estados. Além disso, a temperatura deve cair no final da semana, atingindo valores negativos no Sul e trazendo possibilidade de neve.