Carnaval nordestino 2022: chuva ou sol?

Previsões meteorológicas indicam que o tempo permanece ensolarado e quente na maior parte do Nordeste, mas pancadas de chuva rápidas podem atingir alguns Estados durante o Carnaval. Confira a previsão completa.

carnaval nordeste
Previsões indicam tempo ensolarado e quente na maior parte do Nordeste, mas pancadas de chuva rápidas podem atingir alguns Estados durante o carnaval.

Mesmo com os casos de contágio por Covid em alta, o feriado de carnaval está sendo aguardado por todos como um período de descanso, uma oportunidade para relaxar e se divertir. E, claro, junto com a expectativa de um feriado, sempre vem a pergunta: como vai ficar o tempo?

Climaticamente, as previsões indicam que, na maior parte do Brasil, os acumulados de chuva permanecem abaixo da média nos próximos dias e a sensação de calor continua. Isso vale para praticamente todo o Sudeste, Centro-Oeste e boa parte do Nordeste.

Um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) ajuda a manter o tempo seco em alguns estados. Assim, podemos esperar um tempo predominantemente ensolarado, com temperaturas altas em quase todo o Nordeste neste carnaval.

Há previsão de chuva durante o Carnaval 2022?

Isso não significa, no entanto, que todas as cidades passarão por um período de estiagem. Boa parte da Bahia apresentará tempo ensolarado e quente, mas também há condições para formação de chuva fraca a moderada e possibilidade de pancadas rápidas, intensas e localizadas ao leste do Estado e no litoral baiano.

Previsões indicam tempo ensolarado e quente na maior parte do Nordeste, mas pancadas de chuva rápidas podem atingir alguns Estados durante o carnaval.

Já no Maranhão, as chances de chuva são altas e o tempo permanece instável ao longo de todo o feriado. Os acumulados de chuva podem exceder os 100 mm em alguns pontos e vai ser difícil aproveitar o carnaval, inclusive no litoral norte. Há possibilidade de condições de tempo severo.

Por outro lado, em Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, o tempo permanece mais ensolarado e com baixa probabilidade de chuva. O carnaval será de sol e calor na maior parte dos municípios. Nas regiões litorâneas, incluindo as capitais, há chance de chuvas rápidas ocasionais que não devem estragar o feriado.

Carnaval nordestino 2022: Chuva ou Sol? 2
Previsões indicam que a umidade relativa pode atingir valores baixos em diversos municípios do Nordeste, devido principalmente à ausência de chuva, calor e tempo ensolarado.


No Ceará e no Piauí, a chuva segue irregular. Há possibilidade maior de pancadas de chuva rápidas em alguns municípios, mas ainda assim o tempo também permanece aberto e quente na maior parte do feriado. A sensação de calor continua até a próxima semana.

As praias, num geral, apresentarão várias horas de calor e sol forte. As pancadas de chuva serão rápidas e ocasionais, e não impedirão moradores e turistas de curtir o carnaval nordestino.

Após o fim do feriado, e ao longo da semana que vem, as previsões indicam que as chuvas voltarão a se intensificar no Nordeste, trazendo um volume acumulado maior para praticamente todos os Estados.

Como as condições podem mudar de local para local, não deixe de conferir a previsão do tempo específica para o seu município, disponível aqui no site da Tempo.com.