Chuvas diminuem mais no Sudeste e risco de tempestades aumenta no Sul

Esta semana termina com aumento da sensação de calor no centro-sul, diminuição das chuvas no Sudeste e aumento do potencial para tempestades na Região Sul. Confira os detalhes da previsão e os alertas.

alerta tempestades
Chuvas diminuem mais ainda no Sudeste e o calor se intensifica no centro-sul. Na Região Sul, o risco de tempestades aumenta.

Uma frente fria contribuiu para o aumento das chuvas e da ocorrência de tempestades no início desta semana na Região Sul. Além disso, a permanência de uma região de cavado manteve os temporais pontuais no Sudeste.

Nos próximos dias, há o aumento das temperaturas em todo o centro-sul, a diminuição das chuvas e, consequentemente, das tempestades no Sudeste. Já para a Região Sul, o aumento do calor e a atuação de um sistema frontal contribuem para o aumento do potencial das tempestades.

Alertas e destaques

Nesta quarta-feira (23), o tempo firme predomina em praticamente toda a Região Sul e Sudeste durante boa parte do dia. O potencial para chuvas diminui bastante em relação aos dias anteriores. No entanto, há previsão de pancadas isoladas, que podem ocorrer na forma de tempestades no norte e leste do Paraná, no extremo norte de Santa Catarina, sul e faixa leste de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, região serrana e norte do Rio de Janeiro, o Espírito Santo, extremo leste de Minas Gerais e região próxima ao Triângulo Mineiro entre Uberlândia, Patrocínio, Catalão e Patos de Minas.

Na quinta-feira (24), mais um dia com predomínio de tempo firme, com temperaturas em elevação e sensação de muito calor, principalmente na Região Sul. Ao longo da tarde, há formação de instabilidades, porém as chuvas ocorrem de forma mais isolada, com risco de tempestades muito pontuais na porção entre o leste de Minas Gerais, o norte do Rio de Janeiro e o Espírito Santo. Pancadas isoladas também atingem o estado de São Paulo e o Paraná, mas com baixo potencial tempestivo.

tempo severo
Pancadas isoladas com potencial para tempestades a partir da tarde de quinta-feira.

A exceção fica para a porção oeste da Região Sul. Um sistema frontal atua no Uruguai e ajuda a perturbar a atmosfera, favorecendo também a formação de um cavado entre o nordeste da Argentina e o sul do Paraguai. Como resultado, há o desenvolvimento de instabilidades e potencial para tempestades no oeste do Rio Grande do Sul por volta de meados da tarde, e mais para o fim do dia, no norte e noroeste gaúchos, no oeste de Santa Catarina, no sudoeste e no oeste do Paraná. Não se descarta a ocorrência de granizo.

Na sexta-feira (25), o sistema frontal que estava no Uruguai consegue avançar pelo sul do Rio Grande do Sul e nas primeiras horas da manhã há alerta de chuvas intensas e tempestades no sudeste do estado, principalmente entre Pelotas e Camaquã, podendo atingir também áreas mais ao norte como na região metropolitana de Porto Alegre. Instabilidades também podem se formar e provocar pancadas isoladas no oeste e norte gaúchos e no oeste catarinense.

tempo severo
Chuvas ocorrem de forma mais intensa e abrangente na Região Sul na próxima sexta-feira.

No período da tarde, o sistema contribui para uma maior organização das instabilidades. Assim, há previsão de chuva para toda a Região Sul, com potencial para tempestade e queda de granizo. No decorrer da noite a precipitação dissipa.