Esta semana, uma onda de frio incomum quebrou recordes em todo o Sul e Sudeste. Previsões indicam que a massa de ar frio continuará mantendo as temperaturas baixas - e fará também as chuvas cessarem, deixando o tempo aberto e seco.
Esta semana, uma onda de frio incomum quebrou recordes em todo o Sul e Sudeste. Previsões indicam que a massa de ar frio continuará mantendo as temperaturas baixas - e fará também as chuvas cessarem, deixando o tempo aberto e seco.
Novembro, em plena primavera e com queda atípica da temperatura. Um frio tardio será destaque nos próximos dias com potencial de geadas após o avanço de uma frente fria que vai provocar novos temporais.
O processo de formação de uma frente fria já provoca chuvas na Região Sul. O sistema avança nos próximos dias pelo país e traz potencial para eventos intensos de precipitação em boa parte do país. Confira aqui a atualização dos alertas de tempo severo.
O padrão meteorológico chuvoso e quente se mantém ao longo do fim de semana no centro-sul do Brasil. Acumulados altos podem ser registrados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Tempestades severas atingem São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais nesta sexta-feira (28) e continuam ao longo da semana que vem, com potencial para danos amplos.
Uma forte massa de ar polar traz potencial para muito frio, com risco para ocorrência de geadas na Região Sul e temperaturas muito baixas no Centro-Oeste e no Sudeste no início de novembro. O que está influenciando esse padrão atípico?
A frente fria associada ao último ciclone extratropical segue avançando pelo centro-norte do Brasil e já vem provocando altos volumes de chuva. Já choveu mais de 100 milímetros na Bahia.
Nos próximos dias o calor se espalha pelo país, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que ainda não experimentaram em sua totalidade temperaturas acima de 30°C. No entanto, essa condição não deve durar muito.
Um padrão diferente de distribuição das chuvas será observado nos próximos dias, com a concentração da precipitação no centro-norte do país e redução no centro-sul. Há alerta de temporais e principalmente de chuvas volumosas e intensas na Região Nordeste.
Ciclone extratropical se formará na altura do Rio Grande do Sul e do Uruguai, causando tempestades severas e estragos especialmente no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
Nos próximos dias a chuva vai se espalhar pelo centro-sul do Brasil devido formação de nova frente fria. Há alerta para novos temporais com eventual queda de granizo.
O tempo instável não dá trégua no centro-sul do país. Mais chuva e volumes expressivos atingem a Região Sul no início da semana. Já para os dias seguintes, as chuvas e temporais se espalham pelo Centro-Oeste e Sudeste com a atuação de um ciclone extratropical e sua frente fria associada.