Sem a necessidade de terra: 5 plantas que crescem na água e são fáceis de cuidar
Existem diversas plantas ornamentais que podem se desenvolver apenas em água, facilitando o trabalho de cultivo. Veja aqui 5 delas e dicas de como cuidá-las.

Ter plantas ornamentais que crescem na água, não precisando de terra para se desenvolver, é uma alternativa prática para quem busca um toque verde em casa sem precisar de muito trabalho. Essas espécies se adaptam facilmente a ambientes internos e não exigem o uso de terra e adubo, tornando o cultivo mais simples e fácil.
Conheça aqui 5 dessas plantas que são bem populares para plantar em água, e veja dicas de como cultivá-las. Acompanhe conosco!
5 plantas populares para cultivar em água
Essas plantas conseguem se desenvolver sem a necessidade de solo, absorvendo os nutrientes diretamente da água, o que facilita o cuidado e reduz a sujeira, sendo ideais para ambientes internos.
Costela-de-adão (Monstera deliciosa)
A costela-de-adão chama atenção com suas belas folhas largas e tom de verde vibrante. E basta uma jarra de vidro transparente para observar suas raízes crescendo. Assim como as outras plantas, ela não requer muitos cuidados.

Em água, ela não cresce tanto quanto cresceria em um vaso com terra, mas ainda assim é uma boa opção para decorar o ambiente, além de que isso pode ser uma vantagem para quem tem pouco espaço.
Bambu-da-sorte (Dracaena sanderiana)
Segundo a filosofia chinesa Feng Shui, o bambu-da-sorte atrai sorte e resiliência. Destaca-se pelos galhos finos e elegantes, que dão um toque de charme a qualquer ambiente.
Esta planta ornamental é ideal para ambientes menos iluminados como os apartamentos. As folhas são frágeis e sensíveis, portanto, ela não deve ser colocada diretamente no sol.
Clorofito (Chlorophytum comosum)
Esta planta é conhecida também como ‘gravatinha’ e planta-aranha, por suas longas hastes que lembram as patas de uma aranha.

O clorofito produz mudas em caules longos em formato de cascata que podem ser cortados e colocados em um copo d'água para criar raízes e se desenvolver.
Jibóia (Epipremnum pinnatum)
A jibóia é uma das plantas mais versáteis para ambientes internos, apreciada principalmente pela sua folhagem exuberante e resistência. É uma das espécies preferidas entre os decoradores.
Mas atenção ao colocá-la em um vaso de vidro: ela é uma planta pendente caracterizada por galhos longos, com muitas folhas verde escuro; então, suas folhas vão ficar suspensas.
Antúrio (Anthurium)
O antúrio é outra bela opção, que dá flores e colore o ambiente. Essa planta prefere meia-sombra; então, cresce melhor em locais com luz indireta (muita luz solar direta pode danificá-la).

Então, o cultivo na água pode ser uma opção interessante para quem busca uma decoração diferenciada, pois as raízes das plantas podem ser apreciadas.
Dicas de como cultivá-las
Primeira coisa: as plantas cultivadas na água não podem ser criadas a partir de sementes, por isso é necessário uma espécie já adulta para a criação. Escolha uma boa planta matriz, que servirá de base para seu novo recipiente. Falando em recipiente, este pode ser de plástico ou de vidro, mas o mais indicado são os de vidro transparente, pois permitem a entrada de luz, além do que ficam muito mais bonitos.
Se você já tem uma planta adulta, mas quer fazer uma muda para outro vaso, então deve cortar um galho dela com, pelo menos, de três a cinco folhas, pois, assim, as chances de sucesso são maiores. Se a planta estava plantada em terra, é importante remover qualquer impureza do pedaço cortado, lavando-o com água.
Para cultivar a planta no vaso com água, apenas a raiz e os galhos devem ficar submersos, enquanto as folhas devem estar sempre secas. Não encha totalmente o recipiente.
Coloque as plantas em um local com luz indireta, sem raios diretos do sol. E troque toda a água sempre que ela estiver turva ou opaca, o que dá mais ou menos uma a três vezes por semana.
Referências da notícia
As 4 melhores plantas que crescem só na água e não dão trabalho. 05 de julho, 2025. Portal Uai.
Conheça 10 opções de plantas para cultivar na água. 15 de janeiro, 2024. Rafaella Dorigo.
Plantas na água: conheça 10 espécies compatíveis. 14 de maio, 2021. Blog Petz.