Estas são as 5 plantas ideais para você ter em apartamento; confira

As plantas, além de trazerem um ar mais puro e natural, ainda deixam o ambiente mais bonito. Conheça 5 espécies ideais que economizam espaço e trazem vida para dentro de espaços reduzidos como apartamentos.

antúrio
O antúrio é uma bela planta que não demanda de luz direta do sol, sendo uma boa opção para apartamentos. Crédito: Flickr.

As plantas trazem vida, cor e beleza para os ambientes. E no caso de apartamentos, que geralmente são espaços pequenos e não recebem muita luz solar, há características especiais para se levar em conta na hora de escolher plantas.

Neste caso, é necessário optar por plantas que consigam sobreviver em ambientes com meia sombra, e que não demandem muito de rega (para não sujar o local e para aqueles que não tem como dar tanta atenção ao vegetal).

Por isso, trazemos aqui cinco opções de plantas ideais para serem cultivadas dentro de apartamento. Veja abaixo quais são e como cuidá-las.

Quais são as plantas mais indicadas para apartamento?

Essas plantas possuem uma grande variedade de cores e formatos, tornando o ambiente mais interessante e diversificado. Veja abaixo.

Antúrio (Anthurium)

Conhecido pela aparência exótica e pelo estilo tropical, o antúrio se destaca na decoração de diversos ambientes. Conta com mais de 600 variedades e a mais conhecida é a A. andraeanum.

O antúrio é visto por muitos como um símbolo de hospitalidade e harmonia. E devido à sua aparência elegante e exótica, também representa sofisticação e bom gosto.

Ele prefere meia-sombra; então, muita luz solar direta pode danificá-lo. Ele cresce melhor em locais com luz indireta, como perto de janelas ou em varandas bem ventiladas. Porém, cuidado se você tem pets em casa: ele tem toxinas que podem causar irritações se ingeridas pelos animais.

O antúrio aprecia ambientes úmidos e solo úmido. Então, regue regularmente, mas sem encharcar: cerca de três vezes por semana nas estações mais quentes e duas vezes nas mais frias. É importante também manter a terra bem nutrida, usando fertilizantes a cada três meses.

Lírio-da-paz (Spathiphyllum)

Essa bela e delicada flor, como o nome sugere, traz uma sensação de calma e paz para o interior dos apartamentos. Deve ser colocada à meia sombra, sem luz solar direta para não queimar suas folhas.

O seu solo deve ficar levemente úmido e ter boa drenagem, regando somente quando ele estiver seco; e evite encharcar, para que suas raízes não apodreçam. Adube mensalmente, especialmente na primavera e verão, com um fertilizante líquido diluído. Para podar, remova regularmente as flores e folhas murchas para incentivar o crescimento.

lírio-da-paz
O lírio-da-paz é originário da região de clima equatorial da América do Sul, e é uma planta de pequeno porte, que não cresce muito. Crédito: Divulgação.

É importante lembrar que o lírio-da-paz é tóxico para animais de estimação e humanos se ingerido/mastigado.

Begônia (Begonia)

A begônia é uma planta ornamental muito apreciada por suas flores vibrantes e folhas decorativas, exigindo poucos cuidados. Ela prefere locais com temperaturas amenas, umidade moderada e luz indireta; nada de sol direto pois pode queimar suas folhas.

A begônia prefere solos bem drenados e leves, ricos em matéria orgânica. Uma mistura ideal inclui terra vegetal, areia e compostagem.

A rega deve ser moderada, feita somente quando o solo estiver seco. Durante o inverno, as regas podem ser feitas mais espaçadas, pois é o período de dormência da planta. A poda também é importante: remova as folhas secas e os galhos danificados, e corte as flores murchas.

Costela-de-adão (Monstera deliciosa)

A costela-de-adão é uma planta tropical que une beleza e naturalidade, perfeita para decorar ambientes internos, e requer poucos cuidados.

costela-de-adão
Esta planta gosta de locais de iluminação indireta, já que o sol direto pode queimar suas folhas, causando manchas amareladas ou secas. Crédito: Divulgação.

A planta prefere solos bem drenados e levemente ácidos, com boa capacidade de retenção de umidade, mas sem encharcar. Indica-se também usar uma mistura de terra comum com húmus ou substrato para trazer mais nutrientes.

Ela precisa de regas regulares, mas sempre espere o solo secar levemente entre as regas. Durante os meses de verão a rega pode ser mais frequente, enquanto que no inverno a planta demanda menos água. Retire folhas secas ou danificadas para estimular o seu crescimento saudável.

Samambaia-americana (Nephrolepis exaltata)

Esta espécie de samambaia é uma das mais populares em todo o mundo. É uma planta elegante, fácil de cuidar e indicada para purificar o ar e regular a umidade do ambiente. Em ambientes fechados, como apartamentos, ela deve ficar em local de iluminação clara e indireta.

samambaia americana
A samambaia americana (Nephrolepis exaltata) é uma planta ornamental amplamente apreciada por sua beleza exuberante e folhagem delicada. Crédito: Divulgação.

Ela prefere ambientes com bastante umidade e temperaturas mais elevadas, evitando exposição a ventos fortes e frio. A rega deve ser frequente, mantendo o substrato sempre úmido, mas sem encharcar. Ah, e ela não é tóxica para animais.

Referências da notícia

Carol Costa, “As melhores plantas para se ter em apartamentos”. 26 de junho, 2025. Revista Oeste/Redação.

7 plantas para ter em apartamento. 19 de dezembro, 2024. Redação Portal EdiCase.

05 Plantas ideais para ter em apartamento. 2025. GPA Brasil.