O superalimento mexicano que regula o açúcar no sangue e elimina rugas, segundo a ciência (e é muito barato)
As maravilhas do nopal (ou cacto figo-da-índia) vão além da alimentação; ele também é usado em cosméticos, por exemplo, em máscaras para reduzir rugas e até mesmo para o cabelo.

O cacto figo-da-índia, ou nopal, é um excelente alimento para incluir em nossa dieta, graças ao seu alto valor nutricional. No entanto, um dos fatores que desencoraja seu consumo é a aversão de algumas pessoas à mucilagem ou "gosma" que ele libera ao ser cortado; tanto que existem diferentes técnicas de preparo para eliminar essa substância. Hoje, vamos explicar por que é uma boa ideia consumi-lo.
Mas primeiro, o cacto figo-da-índia (Opuntia ficus) é um cacto encontrado em regiões áridas e semiáridas, com grande diversidade de espécies e ampla distribuição geográfica no México. Devido à sua composição nutricional, é considerado um superalimento. Muitas propriedades funcionais também foram descritas, incluindo seu teor de fibras alimentares e pectina.
A principal diferença nutricional entre a mucilagem e o restante do cacto está na quantidade de fibra solúvel, que é consideravelmente maior na mucilagem. Essa fibra tem sido associada aos efeitos benéficos observados com o seu consumo.
Diversos estudos demonstraram que o consumo do cacto figo-da-índia e de sua mucilagem pode estar associado a alguns efeitos benéficos, como o controle dos níveis de açúcar no sangue (efeito hipoglicêmico e redução da hiperglicemia pós-prandial), o que é útil para pessoas com diabetes, ou a redução dos níveis de colesterol.
Propriedades do cacto figo-da-índia
Também foi relatado que a mucilagem tem um efeito protetor sobre a mucosa gástrica, o que pode prevenir a formação de úlceras. Segundo nutricionistas, existem diferenças dependendo se o cacto figo-da-índia é consumido cru ou cozido, já que o cozimento causa alterações que, além de afetar o sabor e a textura, resultam em perda de água e transformações de proteínas.

No entanto, o principal componente da mucilagem, a fibra solúvel, sofre poucas alterações em condições típicas de cozimento. Além de suas propriedades nutricionais, a mucilagem do cacto, ou "baba", tem outras aplicações; por exemplo, é adicionada à cal para fazer estuque, um material usado na construção civil desde os tempos pré-hispânicos.
Isso ocorre porque a mucilagem tem capacidade de retenção de água, interage com substâncias gordurosas e possui certo poder emulsificante; essas propriedades estão sendo investigadas para sua incorporação em aplicações nas áreas de tecnologia de alimentos, medicina, cosméticos e remediação ambiental, entre outras.
Armando Tovar Palacio, professor do programa de Nutrição e Ciência dos Alimentos da Universidade Ibero-Americana, recebeu o Prêmio Nacional de Ciência e Tecnologia há alguns anos por uma pesquisa que demonstra os efeitos benéficos do cacto figo-da-índia para a saúde.
Seu estudo, intitulado "O figo-da-índia (Opuntia ficus-indica) protege contra a endotoxemia metabólica ao modificar a microbiota intestinal em ratos alimentados com uma dieta rica em gordura e sacarose", explicou que a microbiota intestinal precisa ser impermeável, ou seja, não permitir a passagem de líquidos.
Mas a obesidade, por exemplo, causa uma alteração na microbiota intestinal e desequilibra essa flora. No entanto, o consumo do cacto figo-da-índia corrige a microbiota intestinal e ajuda a prevenir a permeabilidade da membrana intestinal, mantendo assim seu estado natural.
As maravilhas do cacto figo-da-índia vão além da alimentação; ele também é usado em cosméticos, por exemplo, em máscaras para reduzir linhas finas e até mesmo para cuidados com os cabelos. Nos últimos anos, as máscaras de mucilagem de figo-da-índia tornaram-se muito populares devido aos seus benefícios, como a hidratação da pele.