Descubra as 6 bibliotecas mais belas do Brasil e apaixone-se por cada lugar; confira

Muitas bibliotecas brasileiras, além de bonitas, tem grande importância histórica, com acervos que guardam muito conhecimento sobre nosso país. Conheça aqui 6 delas que impressionam pela sua arquitetura e beleza interior.

O Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro, foi eleito a 8ª biblioteca mais bonita do mundo em votação online feita pela organização 1000 Libraries Awards. Crédito: Divulgação.

Segundo dados de 2020 do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), o Brasil possui cerca de 5.290 bibliotecas públicas (municipais, estaduais, federais, distritais).

E quando não é o prédio em si que chama a atenção pela arquitetura, é o seu acervo que guarda páginas importantes da nossa história e pesquisas científicas de grande importância para o país.

Aqui, te mostraremos as 6 bibliotecas mais bonitas do país, e dentre elas está uma que foi considerada este ano uma das mais belas do mundo. Saiba mais abaixo.

As 6 bibliotecas mais bonitas do Brasil

Estas bibliotecas, além de bonitas, se destacam pelo acervo e o importante papel cultural que tem para o nosso país.

Real Gabinete Português de Leitura – Rio de Janeiro (RJ)

Esta é uma das mais bonitas do Brasil. Foi fundada por imigrantes portugueses em 1837 e ocupa um prédio estilo gótico-renascentista no centro da cidade do Rio de Janeiro desde 1887.

O Real Gabinete Português de Leitura está entre as 10 bibliotecas mais bonitas do mundo em 2025, segundo votação feita pela organização 1000 Libraries Awards, premiação internacional que reconhece os espaços de leitura mais impressionantes do mundo.

O seu acervo ultrapassa 350 mil volumes e inclui uma edição original de ‘Os Lusíadas (1572)’ de Luís de Camões e manuscritos de Camilo Castelo Branco e Gonçalves Dias.

Biblioteca Pública Estadual do Amazonas – Manaus (AM)

Esta biblioteca é um dos ícones arquitetônicos de Manaus. Foi inaugurada em 1910 e ocupa um prédio de arquitetura estilo neoclássico no centro da cidade.

A Biblioteca Pública Estadual do Amazonas foi inaugurada em 1910. Crédito: Marcos Alcântara.

Com acervo de mais de 70 mil itens – entre obras raras, periódicos antigos, gibis e livros – a biblioteca conta com salas de leitura, gibiteca, telecentro com acesso à internet e recebe mensalmente a Feira de Troca de Livros e Gibis.

Gabinete Português de Leitura – Salvador (BA)

O prédio desta biblioteca foi projetado pelo arquiteto italiano Alberto Barelli e inaugurado em 1918. Ele traz em sua fachada elementos que fazem alusão à Portugal e o período das grandes navegações, como escudos e brasões que reforçam o patriotismo luso.

O Gabinete Português de Leitura de Salvador também é conhecido como Biblioteca Infante D. Henrique. Crédito: Pinterest.

A bela biblioteca abriga cerca de 25 mil itens – entre livros, folhetos e jornais – e foi criado com o propósito de preservar os laços entre Portugal e a comunidade luso-baiana.

Biblioteca Parque Villa-Lobos – São Paulo (SP)

Esta biblioteca foi inaugurada em 2014 dentro do Parque Villa-Lobos, na zona oeste da cidade de São Paulo, e apresenta um interior moderno, colorido e descontraído, abrigando mais de 30 mil itens – entre livros, revistas, áudio livros e HQs.

E o espaço ainda conta com uma sala de games, ludoteca, equipamentos de acessibilidade, auditório e áreas para estudo e convivência. A programação inclui contação de histórias, oficinas, encontros com escritores e outras atividades culturais gratuitas interessantes.

Biblioteca Mário de Andrade – São Paulo (SP)

Também na capital paulista temos esta bela biblioteca que carrega o nome do famoso poeta brasileiro, localizada no centro da cidade em um edifício de estilo art déco.

A Biblioteca Mário de Andrade é a maior biblioteca pública da cidade de São Paulo. Crédito: Sylvia Masini.

Foi fundada em 1925, e seu acervo reúne livros raros, obras de arte e periódicos históricos, com destaque para nove incunábulos – livros impressos antes de 1500 – e raridades como a Crônica de Nuremberg (1493).

Biblioteca Nacional do Brasil – Rio de Janeiro (RJ)

Mais uma biblioteca na capital carioca. Ela foi fundada em 1810, após a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, quando D. João quis um local para preservar os livros trazidos pela corte portuguesa.

A Biblioteca Nacional do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, foi fundada após a chegada da Família Real Portuguesa ao nosso país. Crédito: fvolu/Shutterstock.com.

São mais de 9 milhões de itens, entre livros, periódicos e mapas, tudo em um prédio de estilo neoclássico com elementos ecléticos. O acervo está dividido em nove categorias, incluindo Cartografia, Iconografia, Manuscritos, Música e Obras Raras.

Referências da notícia

As 8 bibliotecas mais bonitas do Brasil. 15 de julho, 2025. Cecilia Carrilho.

Dia Nacional da Biblioteca: veja 8 para conhecer no Brasil. 09 de abril, 2025. Victoria Nogueira Rosa.