Curitiba ganhará três novos parques em 2026 com áreas de lazer e muito verde; conheça
A capital paranaense vai ganhar três novas áreas verdes este ano, pensadas para lazer, esportes e preservação ambiental. Conheça aqui quais são.

Curitiba tem muitos parques e bosques, os quais são os seus grandes cartões-postais. É uma cidade planejada e bem arborizada. E neste 2026, ela vai inaugurar mais três espaços verdes projetados para oferecer lazer, esportes e diversão à população, além de incentivar a preservação ambiental.
Conheça abaixo quais são esses 3 novos parques que vão inaugurar na capital paranaense.
Os três novos parques que vão inaugurar em 2026
A cidade de Curitiba é famosa pelo número de áreas verdes em seu entorno com muito espaço para caminhada ou um agradável piquenique. E neste ano mais 3 parques se juntarão aos já existentes. São eles:
Parque África
O bairro Pinheirinho vai receber o Parque África, uma área verde de cerca de 70 mil metros quadrados que incorpora a Praça Zumbi dos Palmares. A previsão para ser inaugurado é no segundo semestre deste ano.

O projeto desta obra prevê a revitalização das quadras, a ampliação de pistas de caminhada, rampas de acessibilidade, construção de um lago para ajudar na contenção de enchentes e alagamentos e de espaços de lazer e cultura para realização de eventos. Nestes últimos, terão monumentos, bibliotecas e até um museu.
Parque Manacá - Santuário das Borboletas
O Parque Manacá - Santuário das Borboletas Margarita Pericás Sansone será construído no bairro Cachoeira e terá aproximadamente 230 mil metros quadrados de área verde.
Será implementado em uma floresta com araucárias e vai incentivar a preservação de nascentes e córregos, valorizando a biodiversidade local.
O parque terá pistas de caminhada, áreas de contemplação da natureza, parquinhos, equipamentos esportivos, quadras, quadra de beach tênis e vai sediar a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude.
A prefeitura ainda não informou oficialmente quando exatamente o parque será inaugurado, mas a expectativa é que a implantação ocorra ao longo de 2026.
Parque Esponja - Santa Cândida
Este parque, como o próprio nome já diz, será um parque ‘esponja’ no bairro Santa Cândida, zona norte da capital paranaense, às margens do Rio Atuba, com objetivo de contenção de cheias e também lazer, é claro.
O conceito de parque ‘esponja’, ou até mesmo ‘Cidade-Esponja’, não é novo; já existe em vários lugares do mundo e, inclusive, Curitiba é um exemplo pioneiro aqui no Brasil. Trata-se de uma área urbana projetada para absorver, armazenar e reutilizar a água da chuva para prevenir enchentes e secas, através de infraestruturas verdes como lagos, canais e vegetação.
O Parque Esponja terá duas bacias de contenção com capacidade para 150 mil metros cúbicos de água (equivalente a cerca de 60 piscinas olímpicas), além de galerias de drenagem e uma via local que dará continuidade à Rua Dário Nogueira dos Santos.
O espaço terá bosques nativos, áreas de araucárias preservadas, pistas de caminhada, ciclovias, quadras esportivas, playgrounds e áreas de convivência.
Referência da notícia
Curitiba vai ganhar 3 novos parques. 28 de fevereiro, 2025. Blog Muralzinho de Ideias.