7 melhores restaurantes e bares para experimentar sabores típicos no Rio de Janeiro

Além das praias e do samba, o Rio de Janeiro é famoso pela sua gastronomia, rica em sabores, influências e histórias. Veja aqui 7 opções de restaurantes e botequins para experimentar pratos típicos cariocas.

Feijoada, o prato mais carioca de todos. Na foto, a feijoada do Bar Jobi, no Leblon (RJ). Crédito: Divulgação oficial via Facebook.

Rio de Janeiro, capital carioca, conhecida como a “Cidade Maravilhosa”, é muito famosa pelo samba e pelas praias paradisíacas. Mas não é só isso… a gastronomia também é um ponto de destaque da região.

De uma tradicional feijoada a clássicos petiscos de botequim, há opções para vários gostos. Se você está visitando o Rio e quer explorar a comida local, então este artigo é para você.

A feijoada é um dos pratos mais cariocas de todos. É presença obrigatória nos almoços de sexta-feira e sábado no Rio de Janeiro.

Confira abaixo uma lista com alguns dos melhores lugares da capital carioca para conhecer os pratos típicos da região ou relembrar das delícias, caso você já conheça a gastronomia local.

7 lugares para comer pratos típicos na capital carioca

Sete restaurantes e barzinhos variados, perfeitos para um jantar ou almoço a dois ou em família, experimentando as delícias cariocas. Acompanhe abaixo.

Bar Bracarense

Um bar tradicional, aberto em 1961, e com ótimos pratos na Zona Sul do Rio de Janeiro. Localizado no Leblon, o Bar Bracarense oferece refeições para o almoço, happy hour e jantar.

Bolinho de feijoada do Bar Bracarense. Crédito: Divulgação oficial via Facebook.

Um lugar icônico com chope gelado e deliciosos quitutes. Aliás, vale a pena experimentar o bolinho de feijoada e o bolinho de jiló com calabresa, clássicos da casa.

Armazém Cardosão

O Armazém Cardosão é um dos bares mais antigos da cidade, fundado em 1954, e até foi tombado como Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro.

Fachada do bar Armazém Cardosão. Crédito: Divulgação oficial via Facebook.

Está localizado no bairro Laranjeiras, próximo ao Palácio Guanabara, e é perfeito para curtir entre os amigos enquanto aproveita a música ao vivo e uma cerveja gelada nas mesas ao ar livre.

Bar Jobi

Funcionando desde 1956 no coração do Leblon, é um dos endereços mais concorridos da área. O boteco tem origem portuguesa mas alma carioca, não deixando de lado os pratos típicos da região.

Com mesas forradas com toalhas xadrez e preservando tradições, é uma boa pedida para conhecer na cidade. O chope na tulipa é clássico por lá, e acompanhado de um pão francês com carne e queijo, outros petiscos ou até mesmo a tradicional feijoada.

Bar e Restaurante Urca

O Bar Urca é o lugar perfeito para saborear petiscos enquanto aprecia a vista da Baía de Guanabara, no Urca. Fica pertinho do Morro da Urca e do Pão de Açúcar. Inclusive é considerado Patrimônio Cultural, Histórico e Turístico do Rio de Janeiro desde 1939.

Os petiscos mais famosos dos botequins cariocas são: bolinho de bacalhau, bolinho de feijoada, torresmo, empada de camarão e pastel de feira, entre outros.

O restaurante é um clássico em lugar icônico, com pescados, pastéis de siri, petiscos e cervejas na mureta à margem da baía.

Casa da Feijoada

Este é um restaurante tradicional especializado em feijoada, oferecendo uma versão completa e deliciosa. E ainda com acompanhamentos deliciosos, tudo servido em um terraço aconchegante.

Feijoada completa servida à vontade no restaurante Casa da Feijoada. Crédito: Divulgação oficial via Facebook.

A Casa da Feijoada está localizada em um ambiente descontraído a poucos metros da praia de Ipanema, e oferece este prato há quase 30 anos, de segunda a segunda, tanto no almoço quanto no jantar.

Cachambeer Bar e Botequim

Com 23 anos de história, é um bar bastante informal e com uma comida saborosa, mas atenção, porque em horários de muito movimento fica tumultuado e um pouco apertado.

Localizado no bairro Cachambi, zona norte do Rio, o Cachambeer oferece pratos típicos e a famosa costela ao bafo com chope gelado! Mas há várias opções no cardápio, como os petiscos de pastéis recheados de costela e de carne, e filet mignon com fritas de aperitivo.

Casa Paladino

Fundado em 1906, este é um dos restaurantes mais tradicionais e mais antigos do Centro da cidade. É um lugar vintage, com móveis de madeira e cristaleiras elegantes, e azulejos clássicos. E não é apenas um bar, mas também funciona como um armazém onde são vendidos vários produtos.

Casa Paladino, o centenário restaurante que abriga os melhores omeletes e sanduíches do Centro do Rio. Na foto, o sanduíche mais aclamado da casa, feito com ovo frito, presunto e queijo. Crédito: Divulgação/Redes Sociais.

O Casa Paladino é especializado em sanduíches e omeletes, mas também serve frittatas e outros petiscos, além de cerveja e chopp gelados.

Referências da notícia

Gastronomia Carioca: Pratos típicos e onde experimentá-los. 19 de fevereiro, 2025. Palace Beach Hostel.

Onde comer no Rio de Janeiro: Melhores restaurantes e bares. 06 de setembro, 2024. Nátalie Guimarães.