Bondinho de Santa Teresa: conheça o transporte público que virou ícone cultural do Rio de Janeiro

O Bondinho de Santa Teresa é um ícone do Rio! Ligando o Centro ao bairro boêmio, ele atravessa os Arcos da Lapa e oferece um passeio cheio de história, cultura e belezas urbanas.

O Bondinho de Santa Teresa, na cidade do Rio de Janeiro. Crédito: Sergio Shumoff/Shutterstock.

A capital carioca é uma grande cidade à beira-mar, cheia de atrativos turísticos e muito famosa pelas praias de Copacabana e Ipanema, pela estátua do Cristo Redentor e pelo pico Pão de Açúcar, entre outros.

Mas hoje falaremos de outro atrativo do Rio de Janeiro: o Bondinho de Santa Teresa, um dos transportes públicos mais tradicionais e turísticos da cidade. Foi inaugurado em 1897 e é o bonde elétrico mais antigo em operação na América Latina. Conheça mais sobre sua história.

O Bonde de Santa Teresa virou ícone cultural

O Bondinho de Santa Teresa liga o centro da cidade ao bairro de Santa Teresa, passando pelos Arcos da Lapa e pelas ruas estreitas e charmosas do bairro, conhecido por seu clima boêmio e cultural.

Um dos ramais dos Bondinhos de Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Crédito: Divulgação.

Com quase 130 anos de operação, é a única linha de bonde ainda ativa na capital carioca e virou um verdadeiro símbolo da cidade!

O Bondinho Santa Teresa percorre mais de 12 quilômetros de vistas icônicas no caminho entre a Estação Carioca e os ramais Dois Irmãos e Paula Mattos.

Ele segue operando no transporte público da cidade como opção para os moradores, mas virou uma atração turística oferecendo um passeio histórico com belas vistas da cidade. Ele havia sido paralisado para reformas e modernização há alguns anos, mas voltou a funcionar em 2015, mantendo sua aparência clássica amarela.

Para mais informações sobre como viajar e preços, acesse o site oficial do bondinho clicando aqui.

Um pouco mais de história

A versão atual do bondinho de Santa Teresa existe desde 1896.

Naquele ano, a operadora do trajeto na época conseguiu autorização para reapropriar o antigo Aqueduto da Carioca, mais conhecido como Arcos da Lapa, já que ele não era usado. Foi assim que o bondinho ganhou a passagem por cima dos famosos arcos, uma parte da viagem que mais atrai os turistas.

Ao longo dos seus quase 130 anos de história, o transporte foi ameaçado algumas vezes, por causa da falta de manutenção e da perda de carros; mas, ao contrário de outras linhas semelhantes pela cidade, o bondinho resistiu.

Bondinho de Santa Teresa passando sobre os Arcos da Lapa, na capital carioca. Crédito: Blog JBnaEstrada.

De lá pra cá, ganhou investimentos para garantir a segurança das operações. A última grande obra aconteceu em 2015, reativando os bondes após quase 4 anos de atividades suspensas devido a algumas tragédias que aconteceram. Após a reabertura em 2015, novas regras de lotação foram impostas para evitar que passageiros viajem pendurados nos estribos.

O ramal Paula Mattos foi reinaugurado em janeiro de 2025. Este trecho conecta o Largo da Carioca ao Largo das Neves. Atualmente, as obras do ramal Silvestre estão sendo finalizadas, o que vai permitir a integração do ramal Dois Irmãos com outro transporte turístico: o trem do Corcovado.

Referências da notícia

Bondinho de Santa Teresa: viagem ao passado rumo ao charmoso bairro boêmio do Rio. 10 de agosto, 2025. Maurício Brum.

Bonde de Santa Teresa: conheça esse meio de transporte histórico e charmoso do Rio de Janeiro. 18 de setembro, 2024. Redação Quinto Andar.